O sonho do Brasil-Far de voltar à elite do futebol gaúcho começa no próximo sábado (13), às 19h. O adversário do time rubro-verde será o União Frederiquense, fora de casa. O objetivo é começar bem a competição para, no fim, retornar ao Gauchão, competição que não disputa desde 1999. O treinador será Luciano Almeida, profissional conhecido no clube.
O treinador já esteve no Brasil-Far em cinco oportunidades. A última delas foi no ano passado, quando o clube disputou a competição e somou 17 pontos, na segunda posição do Grupo A. O aproveitamento foi de mais de 50%. No entanto, mesmo com a boa campanha, o treinador saiu. Agora, com mais tempo de trabalho, o objetivo é repetir a primeira etapa da última edição.
— Diferentemente do ano passado, que foi um atropelo, porque o Brasil-Far não sabia se ia disputar e no último momento resolveu participar da competição, a gente teve tempo. Em 2023, foram apenas três semanas para se preparar para a competição. Este ano, foram seis semanas de preparação — comentou Luciano Almeida.
E para repetir a boa largada, o Brasil-Far montou um time com características semelhantes. Dentro de um investimento modesto, por conta das dificuldades financeiras, o objetivo é fazer uma equipe forte.
— Eu acredito que seja um time parecido com o do ano passado, um time equilibrado, sem a bola procurando fechar o máximo possível de espaço para o adversário não poder entrar na nossa casinha, que é o nosso gol. E um time rápido, um time veloz para poder tirar vantagem —avaliou o treinador, que completou:
— O Brasil, todo mundo sabe, que é um clube que não tem um investimento parecido com as demais equipes, principalmente da nossa chave. Mas, com criatividade, com a amizade com alguns atletas, com alguns clubes também, para poder empréstimos, a gente formou o elenco para, quem sabe, fazer igual o ano passado.
Continuidade e experiência
O volante Sananduva, 28 anos, é um dos remanescentes da campanha de 2023. O clube chegou às quartas de final. Ele fez 15 jogos na temporada passada pelo clube de Farroupilha.
Formado na base do Juventude, o jogador tem passagens por Athletico-PR, Cascavel, Marinhense, de Portugal, e Passo Fundo.
— Esse ano conseguimos começar antes e estamos fazendo uma boa base para fazer um bom campeonato. O clube conseguiu manter uma base, que eu acho que é muito importante. Acredito que a gente vai conseguir fazer um bom campeonato e trabalhar bem forte para tentar conquistar nossos objetivos — avaliou o jogador.
Individualmente, a Divisão de Acesso foi muito boa para Sananduva no ano passado. Agora, ele espera repetir o sucesso e completar com o retorno à Primeira Divisão estadual com o clube.
— O ano passado foi um ano bom para mim em questão de minutagem, mas ficou um gostinho amargo por nós não termos conseguido passar adiante, contra o Lajeadense, e lutar pelo acesso. Individualmente foi um ano bom, consegui jogar bastante, mas a questão é mais o clube mesmo, a gente tentar ter um acesso para valorizar ainda mais a questão individual. Querendo ou não, tendo só a minutagem, não conquistando nada, às vezes não se torna tão bom — finalizou.
Elenco do Brasil-Far
Goleiros: Pedot, Luiz Felipe e Lorenzo
Laterais-direitos: Marcão, Deivid e Peixoto
Laterais-esquerdos: Ricardo Liel e Juan Rafael
Zagueiros: Yago, Guilherme, Clebio e André Luís
Volantes: Sananduva, Vitorio, Longhi e Alan Schons
Meias: Ávila, Luiz Henrique, Ruan Eloy, João Pedro, Pablo, Marco Antônio, Vargas e MT
Atacantes: Robert Willian, Matheus Paulista e Higor