Rivais nas semifinais do Gauchão 2024, Caxias e Grêmio têm um histórico de confrontos muito expressivos na competição. Nem o poderio e favoritismo do Tricolor fizeram com que os duelos decisivos fossem vencidos por larga vantagem. Pelo contrário, o equilíbrio sempre marcou os encontros de grenás e gremistas.
A história entre os dois ganhou um destaque maior na final de 2000. O Caxias, de Tite, superou o Grêmio, de Ronaldinho Gaúcho, e ficou com a taça. No jogo de ida, em Caxias do Sul, Gil Baiano, Ivair e Márcio marcaram na sonora goleada grená por 3 a 0. E na partida de volta, no Olímpico, o goleiro Gilmar Dal Pozzo evitou a derrota ao defender uma cobrança de pênalti do craque Ronaldinho e, com o 0 a 0, o Caxias conquistou seu primeiro título de Gauchão.
As semifinais de 2007 também ficaram na memória das duas torcidas. Mesmo largando na frente, com mais um 3 a 0 aplicados no Centenário, o Caxias não soube segurar a vantagem e foi derrotado no Olímpico por 4 a 0 para o Grêmio de Mano Menezes. O Tricolor acabou com o sonho de que o Campeonato Gaúcho fosse decidido em dois clássicos Ca-Jus, uma vez que o Juventude havia chegado à decisão.
Quatro anos mais tarde, o Caxias, do técnico Lisca, decidiu o Primeiro Turno do Gauchão em partida única contra o Grêmio, de Renato, em Porto Alegre. Após sair vencendo por 2 a 0, o time de Caxias do Sul cedeu o empate nos acréscimos e perdeu a taça nos pênaltis.
Já em 2012, o time da Serra deixou o da Capital pra trás na semifinais do primeiro turno e chegou à decisão com o Novo Hamburgo. Na ocasião, o time treinado por Paulo Porto superou a equipe de Vanderlei Luxemburgo nos pênaltis, após o empate em 1 a 1 no tempo normal. O Caxias ficaria com a taça do Primeiro Turno, ao vencer o Noia, também após as cobranças da marca da cal.
Recordistas recentes
No histórico recente, Caxias e Grêmio foram os clubes que mais vezes decidiram o Estadual. Pelo menos nos últimos quatro anos eles se enfrentaram duas vezes. O Tricolor levou a melhor e ficou com as taças de 2020 e 2023.
Em 2020, o Grená venceu o primeiro turno em confronto único realizado no Estádio Centenário diante do Tricolor. A vitória por 1 a 0, com gol de Diogo Oliveira, deu à equipe do técnico Rafael Lacerda a condição de disputar as finais. E novamente o equilíbrio entrou em campo. No jogo de ida em Caxias do Sul, teve gremista que já comemorou o título antecipadamente após a vitória por 2 a 0. Mas na partida de volta, na Arena, o Caxias deu um susto nos tricolores e saiu de campo aplaudido, após fazer 2 a 1, mesmo não ficando com a taca.
Já em 2023, a decisão foi ainda mais equilibrada. Empate em 1 a 1 no Estádio Centenário. E o título só ficou em Porto Alegre após um pênalti em Suárez convertido pelo uruguaio. Até hoje os grenás reclamam da marcação do pênalti por parte do árbitro Leandro Vuaden, que utilizou os recursos do VAR para assinalar a cobrança.
E na última vez em que os dois clubes se enfrentaram, vitória grená na 1ª rodada do Gauchão 2024, por 2 a 1. Gustavo Martins marcou o gol do Tricolor, enquanto Tomas Bastos e Álvaro viraram a partida.
No próximo sábado (16), às 16h30min, no Centenário, Caxias e Grêmio voltam a se encontrar, desta vez pelo confronto de ida do Estadual. E podendo entrar para a história com mais dois jogos marcantes para grenás e tricolores.
Histórico de jogos decisivos entre Caxias x Grêmio no Gauchão, a partir dos anos 2000:
:: 2000 - Finais: Caxias 3x0 Grêmio/ Grêmio 0x0 Caxias - Caxias campeão
:: 2007 - Semifinais: Caxias 3x0 Grêmio/ Grêmio 4x0 Caxias - Grêmio se classificou para a final
:: 2011 - Final do Primeiro Turno: Grêmio 2x2 Caxias - Grêmio campeão do Primeiro Turno
:: 2012 - Semifinal do Primeiro Turno: Caxias (5) 1x1 (4) - Caxias se classificou para a final
:: 2020 - Final do Primeiro Turno: Caxias 1x0 Grêmio - Caxias campeão do Primeiro Turno
:: 2020 - Finais: Caxias 0x2 Grêmio/ Grêmio 1x2 Caxias - Grêmio campeão
:: 2023 - Finais: Caxias 1x1 Grêmio/ Grêmio 1x0 Caxias - Grêmio campeão