Todo torcedor apaixonado pelo futebol já fez uma promessa pelo time do coração. No caso do professor de português e literatura Rafael Iotti, 31 anos, a ideia terminou de forma bastante saborosa para estudantes da Escola Municipal Abramo Pezzi. No ano passado, antes da decisão do Caxias contra a Portuguesa-RJ, o professor Iotti prometeu para duas turmas: se os alunos torcessem para o grená chegar à Série C todos ganhariam xis para comemorar. O pagamento veio na noite desta sexta-feira (1º).
Iotti conta que, após o acesso em setembro de 2023, aguardou o fim do ano e a retomada das aulas para que pudesse levar os alunos comer o lanche. O compromisso foi firmado com quase 70 estudantes, antes do time ir jogar a decisão.
— Eu falei: se o Caxias ganhar, vou pagar xis para todo mundo. Foi uma loucura, mas uma loucura que fazemos pelo Caxias — relembra o professor.
Para o pagamento, Iotti resolveu ter mais uma ligação com o grená. O professor buscou um grupos de torcedores e perguntou se alguém tinha uma hamburgueria. Foi assim que chegou a um estabelecimento na Rua Guerino Sanvitto, no bairro Villagio. O lanche escolhido foi o xis tradicional. Se todos alunos aparecessem, a conta sairia em torno de R$ 2 mil, com base no cardápio.
— Ele também conseguiu um preço menor para mim, porque foi bastante coisa — conta o professor.
Antes de 2023, o Caxias chegou a disputar o acesso para Série C em quatro outras oportunidades. Iotti também fez promessa em uma dessas ocasiões, com bombons no lugar do xis. Ao que parece, a melhor estratégia foi ousar um pouco mais. Alguns estudantes gostaram tanto que torceram e até rezaram pelo clube.
— Tive que dobrar a aposta, que não estava dando certo. E deu — celebra o torcedor grená.