O Juventude teve uma de suas grandes atuações da temporada, justamente diante da melhor equipe do Gauchão 2024. Mas o desempenho não foi o suficiente para a equipe alviverde sair com vantagem no jogo de ida das semifinais da competição. Depois de um primeiro tempo equilibrado e de poucas emoções, o Verdão foi superior ao Colorado na etapa final na partida disputada no Alfredo Jaconi. Com total domínio do meio-campo, a equipe de Roger Machado criou as melhores oportunidades e explorou os vacilos da defesa colorada, mas ficou no empate sem gols com o time de Eduardo Coudet.
No confronto da volta, no dia 25, no Beira-Rio, quem vencer ficará com uma vaga na final do Estadual. Novo empate levará a disputa às cobranças de pênaltis.
Poucas emoções
Com menos de três minutos, o Verdão mostrou que estava ligado no jogo. Jean Carlos roubou a bola no ataque, passou entre Mercado e Bustos, e chutou cruzado. A bola passou em cima da linha e não entrou. Mas a arbitragem já marcava a saída pela linha de fundo.
A primeira chegada do Colorado com perigo veio dos pés de Valencia. O atacante recebeu na entrada da área e bateu desviado sobre o gol.
O forte jogo físico impediu que o melhor futebol das duas equipes aparecesse. Os primeiros cartões amarelos surgiram de lado a lado. Lucas Barbosa, para o Ju, e Aránguiz, pelo Inter, foram os premiados.
Aos 21, em boa troca de passes pelo meio, Edson Carioca chutou rasteiro, de longe, para firme defesa de Anthoni. Dois minutos depois, o goleiro alviverde fez praticamente um gol. Maurício rolou para Valencia, entre os zagueiros. O atacante invadiu a área, deixou Boza pra trás e tentou o drible pra cima de Gabriel. Mas o arqueiro do Ju foi preciso na saída e impediu a abertura do placar.
Aos 25, Maurício viu Alan Patrick livre na ponta esquerda. O meia não foi fominha e achou Valencia livre do outro lado. O atacante chutou e Gabriel operou um milagre.
O Ju também teve um gol perdido na figura de seu centroavante. Jean Carlos descolou ótimo passe para Gilberto. Ele invadiu a área, mas adiantou demais a bola e deu tempo para Anthoni chegar e fazer a defesa.
Nos acréscimos, a defesa alviverde saiu mal, Maurício recuperou a bola, tabelou com Alan Patrick e bateu forte. Gabriel espalmou pra frente.
Supremacia alviverde
Com menos de um minuto do segundo tempo, Jean Carlos recuperou a bola, invadiu a área, mas adiantou de mais e permitiu que Anthoni evitasse o gol. Aos quatro minutos, o Inter perdeu seu principal atacante. Valencia já sentia dores no tornozelo direito, após uma dividida com Zé Marcos aos 34 da etapa inicial. O equatoriano tentou voltar, mas não resistiu e deu lugar a Alario.
Aos 14, o Colorado deu um presente ao Verdão, que não soube aproveitar. Aránguiz recuou de graça para Gilberto, o atacante rolou para Jean Carlos que chutou rasteiro. A bola passou por Anthoni, mas não por Mercado, que salvou em cima da linha; na sobra. Lucas Barbosa chutou sobre o gol.
Dois minutos depois, Ruschel invadiu a área e foi derrubado por Bustos. Lucas Horn marcou o pênalti, mas o auxiliar Lúcio Flor já havia assinalado o impedimento do lateral alviverde no início da jogada. Lance invalidado.
Na metade do segundo tempo, Coudet viu seu time ser controlado pelo Verdão e decidiu mudar a dupla de volantes. Bruno Gomes e Rômulo entraram. A resposta de Roger foi colocar Nenê na vaga de Edson Carioca.
Aos 30, Alan Ruschel cruzou na pequena área e Gilberto tocou de primeira, com o calcanhar, mas a bola bateu em Gabriel Mercado e não encontrou a direção do gol.
O jogo ficou mais pegado e a tensão aumentou. O Ju continuou melhor, mesmo com as trocas de Coudet. As últimas cartadas de Roger para alterar o placar foram as entradas dos atacantes Rildo e Ruan. Além de Rodrigo Sam, que teve que entrar na vaga de João Lucas, que sentiu um desconforto muscular.
Aos 48, Nenê recebeu na pequena área e chutou em cima da marcação. O verdão ainda pediu a marcação de um pênalti, mas a bola desviou no peito de Mercado.
Ainda deu tempo para o jovem Rafael Pinna entrar nos acréscimos no lugar de Gilberto.. Mas as chances de gol diminuíram e o jogo se arrastou no 0 a 0.
Ficha técnica
Juventude 0x0 Inter
Gauchão 2024 - Semifinais - ida
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Gabriel Vasconcelos; João Lucas (Rodrigo Sam, 38/2º), Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos (Ruan, 38/2º); Edson Carioca (Nenê, 23/2º), Lucas Barbosa (Rildo, 38/2º) e Gilberto (Rafael Pinna, 50/2º). Técnico: Roger Machado.
INTER
Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz (Rômulo, 23/2º), Bruno Henrique (Bruno Gomes, 23/2º) e Maurício; Wanderson (Wesley, 39/2º), Alan Patrick (Lucca, 39/2º) e Valencia (Alario, 4/2º). Técnico: Eduardo Coudet.
Cartões amarelos: Lucas Barbosa, Alan Ruschel, Edson Carioca (J). Aránguiz, Alario (I)
Arbitragem: Lucas Horn, auxiliado por Lúcio Flor e Fabrício Baseggio. VAR: Douglas da Silva
Público: 12.306
Renda: R$ 516.934,50