O momento do Caxias do Sul Basquete no NBB 16 é extremamente difícil. Com sete derrotas seguidas na conta — a última diante do Fortaleza — , o time do técnico Rodrigo Barbosa caiu na tabela e hoje ocupa a 17ª colocação, com oito vitórias em 31 partidas. Dos 19 times que disputam a competição, 16 avançam aos playoffs.
Para complicar ainda mais o cenário, o próximo desafio é diante de um dos favoritos ao título. O atual campeão Franca será o rival desta quarta-feira (27), às 20h, no Ginásio do Sesi. Os paulistas ocupam a vice-liderança, com 25 vitórias e cinco derrotas, mesma campanha do líder Flamengo.
Para o Caxias, além da necessidade de reencontrar o caminho das vitórias, o momento é de observar os adversários pela classificação. Mogi e Cerrado também têm oito triunfos na competição. O Botafogo, que surpreendeu o São Paulo na última rodada, chegou a nove. O União Corinthians está um pouco à frente, com 10. Essas cinco equipes brigam por três vagas na próxima fase.
Depois de encarar o Franca, o Caxias Basquete ainda terá mais quatro jogos pela frente no começo de abril. Fora de casa, enfrentará Corinthians e Paulistano. Na sequência, encerra sua participação na primeira fase como mandante, em duelos contra Minas e Pato Basquete.