O Caxias do Sul Basquete segue em um momento ruim no Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta terça-feira (5), a equipe gaúcha até fez um bom primeiro tempo, mas novamente caiu de produção após o intervalo e acabou derrotada pelo Pinheiros por 80 a 63.
São apenas oito vitórias em 28 partidas no NBB 16. O Caxias segue na 16ª colocação, mas vendo a situação dos playoffs mais ameaçada O próximo jogo do time será diante do Bauru, neste sábado (9), às 17h, no Ginásio do Sesi.
Em São Paulo, os dois primeiros quartos foram marcados pelo equilíbrio. Sem o argentino Konzstadt e com um quinteto inicial diferente, com Dawkins, Gabriel, Mogi, Diego e Wesley Sena, o Caxias não deixou o adversário se distanciar no placar. Com um baixo aproveitamento ofensivo dos dois lados, a parcial acabou com 14 a 13 para os donos da casa.
No segundo quarto, o Caxias virou o jogo, muito por conta das boas participações de Rafa e Léo Cravero, que combinaram para 15 pontos vindo do banco. Com 21 a 20 na parcial, o time gaúcho foi para o intervalo empatando o jogo: 34 a 34.
A predominância defensiva se manteve no começo do terceiro período. O placar seguiu baixo, mas o time de Rodrigo Barbosa tinha em Wesley Sena uma peça ofensiva importante, com sete pontos seguidos na parcial. Por outro lado, Dawkins seguia zerado após oito arremessos desperdiçados. Em um duelo de detalhes, o Pinheiros aproveitou-se de faltas técnicas do rival e de erros do Caxias para ficar à frente do placar, fechando os 10 minutos na dianteira: 51 a 45 para os paulistas.
Mesmo precisando da vitória, o Caxias Basquete não começou bem o último quarto e logo viu o clube paulista abrir 11 de vantagem, com três minutos jogados: 61 a 50. A partir daí, com a diferença quase sempre superando os dois dígitos, o Pinheiros controlou as ações e confirmou a sua 12ª vitória na competição.
Diego, com 19 pontos, foi o principal cestinha do Caxias.