A janela nacional de transferências encerra seu primeiro ciclo de contratações nesta quinta-feira (7). Na prática, essa data abrange negociações nacionais e internacionais para clubes das Séries A e B do Brasileiro. Com isso, o Juventude só poderia se reforçar novamente a partir de 10 de julho, quando acontece a reabertura da janela.
No entanto, uma nova oportunidade aparece por conta de uma brecha no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas (RNRTAF) para a temporada de 2024. O artigo 33, parágrafo 3º, alínea “c” afirma que os clubes poderão inscrever novos jogadores que tenham disputado o Estadual entre os dias 1º e 19 de abril.
Essa atualização aconteceu para que os clubes de menor investimento que chegarem nas finais dos Estaduais possam negociar seus atletas sem precisar desfalcar suas equipes. O Juventude garante que buscará novos reforços para a Série A. Se não conseguir até quinta-feira, terá até o dia 19 de abril para acertar com jogadores que estejam disputando as finais estaduais.
— A gente vai buscar mais reforços para a Série A, a gente já está trabalhando nisso aí. É um monitoramento do mercado, daquilo que a gente precisa trazer, já se sabe as carências que a gente tem. Nós precisamos fazer uma avaliação se essa queda de rendimento de alguns atletas é por uma situação pontual de agora ou se a gente também vai conseguir recuperar eles novamente. A gente tem certeza disso, que eles podem voltar a nos dar aquilo que nos deram no início do campeonato — garantiu Almir Adami, vice-presidente de futebol do Juventude.
Outra possibilidade que aparece para o Juventude é de jogadores que tenham rompido ou encerrado seus contratos antes ou durante a janela. Neste caso, o atleta pode ser inscrito, independentemente de a janela estar aberta ou fechada. Vale lembrar que o segundo período anual de registros, sem limitação, começa em 10 de julho e término em 2 de setembro.
Nos últimos dias, o Juventude acertou com mais um reforço para esta temporada. O goleiro Gabriel, 31 anos, que estava nas últimas três temporadas no Coritiba. O alviverde conta com Lucas Wingert, Mateus Claus e Renan. O último sofreu uma lesão na panturrilha e ficará dois meses fora dos jogos. Outros nomes devem chegar para outras posições.
— A gente nunca deixou de fazer uma avaliação do grupo desde o início do campeonato. A gente está avaliando os atletas, se avalia a comissão, se avalia a diretoria, mas principalmente a questão dos atletas e esse trabalho a gente tem feito. Visando já a Série A, porque a gente não consegue a princípio escrever ninguém para o Gauchão, com exceção do goleiro. A gente teve uma lesão do Renan que vai ter um tempo mais longo de recuperação e isso nos forçou a trazer um pouquinho antes do tempo o goleiro que a gente já estava buscando. Mas não vai parar por aí não — respondeu Adami.
O que diz o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas (RNRTAF):
Art. 33 - A transferência nacional de atleta profissional no clube de origem e/ou de destino para clube participante do Campeonato Brasileiro Série A ou Série B deve ser efetuada em observância a um dos dois períodos de registros anuais fixados pela CBF.
§ 3º – Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):
c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024.
Janela de transferências do Brasil em 2024:
- 1º período: 11 de janeiro de 2024 a 7 de março de 2024
- 2º período: 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024