Após o quinto jogo seguido sem vitória no Campeonato Gaúcho, o Caxias passa por um período de incertezas. A campanha está muito abaixo do que se esperava do atual vice-campeão estadual. Com o acesso pra Série C garantido, sem a pressão por conquistar o feito, se imaginava um time brigando na parte de cima da tabela.
Um dia após o empate em 1 a 1 com o Guarany, em Bagé, o vice-presidente de futebol, Paulo Cesar Santos, concedeu entrevista coletiva no Estádio Centenário. O dirigente garantiu a continuidade do técnico Gerson Gusmão.
— A gente sempre tenta entender e fazemos reuniões periódicas. A gente participa das palestras e dá voz de apoio a todos. Sabemos das oscilações nas decisões. Temos que acreditar no processo. O Gerson Gusmão nos deu o acesso com o trabalho dele. Podemos garantir para o nosso torcedor que não falta trabalho. Vamos firmes com o Gerson Gusmão para o próximo confronto. Posso garantir que o Gerson vai firme para esses dois próximos confrontos com o foco de buscar os seis pontos, respeitando o adversário. Tivemos mudança de atitude — comentou Paulo Cesar Santos.
A montagem do elenco para a atual temporada teve, até o momento, 18 contratações. Questionado sobre o desempenho do elenco e sobre a falta de peças para algumas posições, o dirigente respondeu:
— Alguns atletas ainda não chegaram naquilo que a gente esperava, no seu ápice. Os atletas não conseguindo desempenhar o melhor futebol, a culpa passa a ser de quem contratou. Não é bem esse cálculo. Trabalhamos muito e buscamos informações. Muitas vezes, o atleta faz um belo campeonato em outra região do Brasil, e chega aqui e não consegue desempenhar a função, porque o Gauchão tem uma característica própria. Temos também a questão de lesões. São quatro titulares que tiveram lesões e isso nos prejudica. Nós buscamos compor o elenco com duas peças para cada posição — finalizou.