O Caxias vive um momento de turbulência logo no começo de 2024. A equipe que venceu o Grêmio na largada do Campeonato Gaúcho não conseguiu vencer mais na competição. São quatro jogos na sequência tendo apenas dois empates e duas derrotas. E a pressão sobre o trabalho do técnico Gerson Gusmão aumentou após o insucesso diante do Inter, no sábado.
O próprio treinador criticou o desempenho de alguns jogadores durante a derrota por 2 a 0 no Beira-Rio.
— Em alguns momentos do jogo precisamos ser mais simples, humildes e ouvir as orientações, pois futebol contra um grande adversário quando um deixa de fazer o que é proposto acabamos sofrendo. Enquanto permanecer no Caxias vou procurar alternativas, vou trocar jogadores, pois não posso mais chegar de novo e pedir para um cara não fazer e no primeiro lance do segundo tempo ele faz. Então está demonstrando que não está comprometido, está pensando só nele. Vamos dar oportunidade para quem quer, teve muita gente que suou e honrou a camisa. Alguns atletas não fizeram isso — declarou o treinador.
O vice de futebol grená Paulo Cesar Santos afirmou que a direção está analisando o momento. Internamente, o jogo de quinta-feira (8), diante do Guarany de Bagé, é tratado como determinante para que mudanças aconteçam no clube. Em caso de vitória, Gusmão terá a oportunidade de mostrar que está com o grupo na mão e dará continuidade à reação do time dentro da competição, mas um novo fracasso pode fazer com que o clube mexa no comando da casamata ou até mesmo em algumas peças do grupo de jogadores.
Uma vez que o departamento de futebol não descarta a vinda de novos reforços a tempo de serem inscritos até a nona rodada, data limite para inscrições no Gauchão. Para 2024, 17 jogadores foram contratados.
Preparação grená
Nesta segunda-feira (5), o grupo de atletas deu início à preparação para o confronto que será disputado em Bagé. O primeiro jogador a falar após o recado direto de Gerson ao elenco foi o volante Barba, um dos titulares na derrota para o Colorado. Mas ele desconversou sobre a dura do técnico para alguns atletas.
— Os erros vão acontecer no jogo, todo mundo está sujeito. Temos um grupo que pensa no coletivo, focado em ajudar o Caxias. Dentro de campo temos que buscar soluções pra minimizar isso e corrigir. Temos que passar por cima de tudo isso. Só vamos conseguir voltar a vencer com muito trabalho — apontou o volante.
Com cinco pontos, o Caxias caiu para a oitava colocação da tabela do Estadual. A equipe grená tem o mesmo desempenho do que o Ypiranga e o adversário de quinta-feira, o Guarany; e um ponto a mais do que o Avenida, que abre a zona de rebaixamento. O time precisa dar a resposta imediata para não correr riscos maiores na competição.