Na sua primeira experiência como técnico, Roger Machado teve um clássico Ca-Ju pela frente. Quando assumiu o Juventude, em 2014, o treinador comandou a equipe alviverde na Série C do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, a abertura do Brasileiro foi diante do maior rival, o Caxias, no Estádio Centenário. A partida foi realizada no dia 26 de abril, um sábado. O confronto terminou empatado em 0 a 0.
Na época, o jornal Pioneiro informava que o clássico tinha sido movimentado, mas os times não conseguiram converter as oportunidades em gols. O Caxias foi melhor na primeira etapa e teve um gol anulado por impedimento.
No segundo tempo, o jogo ficou quente e dois atletas foram expulsos. Após uma troca de empurrões, Juliano, do Juventude, e Alisson Gaúcho, do Caxias, foram mais cedo para os vestiários.
O Caxias era treinado por Beto Campos. O árbitro do jogo foi Francisco Silva Neto, já aposentado dos gramados.
No clássico do segundo turno, Roger Machado não era mais técnico do Juventude. O duelo do returno terminou empatado em 1 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi. Picolli havia assumido o comando alviverde.
Dez anos depois, Roger Machado volta ao comando do Juventude. Agora a situação é bem distinta. Com o clube na Série A do Brasil, o treinador terá o primeiro Ca-Ju após seu retorno. O jogo pelo Gauchão 2024 será o de número 288 na história entre os clubes.