O Juventude arrancou bem no Campeonato Gaúcho. A equipe chegou a ser líder na segunda rodada com seis pontos conquistados. Contudo, nas últimas partidas a equipe apresentou uma queda de rendimento que pode custar caro. O time sempre esteve entre os quatro primeiros, uma vantagem importante para as quartas de final, pois a fase seguinte é de jogo único na casa do time de melhor campanha.
O Alviverde corre o risco de não ter presença no G-4. Com uma vitória simples diante do Inter, no Estádio Alfredo Jaconi, sábado (2), às 16h30min, o time confirma o jogo das quartas no Jaconi. Em caso de empate, terá de secar o São José e o Brasil de Pelotas. Ambos jogam fora de casa. O Zeca enfrenta o Avenida e o Brasil encara o Ypiranga. Se perder para o Inter, além de secar os dois já citados, também torce contra o Caxias, que joga com Novo Hamburgo no Estádio do Vale.
Na melhor das hipóteses, o Juventude pode terminar em terceiro. Já na pior, o time pode acabar em sétimo lugar na primeira fase. O treinador Roger Machado não vê como decepcionante se o time ficar fora do G-4 do Gauchão.
— Seria decepção se a gente ficasse fora da competição. Se tivesse dificuldade para se classificar, como em anos recentes. Vamos brigar pela quarta vaga que nos dá uma vantagem importante, mas não podemos falar em decepção — disse o comandante alviverde.
O elenco do Juventude se reapresentou na tarde desta quinta-feira. Roger Machado terá basicamente duas atividades com elenco antes do confronto da última rodada da primeira fase do Gauchão. Com uma viagem desgastante pela Copa do Brasil, o foco é fazer um planejamento para o time voltar a apresentar um bom futebol.
— A cada três dias somos avaliados por vocês. O planejamento será feito para dar polimento, aparar as arestas, eliminar as dificuldades e voltar a produzir o que já produzimos. Foi dado a primeiro passo. Semana será importante para ter todo mundo com acréscimo do Nenê, mais gente saindo do departamento médico. Chegamos a esse momento da competição, muito embora a instabilidade tenha se instalado nos últimos jogos, mas sustentamos o G-4. Não é possível que no final da competição, mesmo classificado, seja uma decepção — afirmou o treinador.
O Juventude voltou do Ceará com a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. O time empatou em 0 a 0 com o Iguatu, mas levou um sufoco nos instantes finais. A equipe garantiu sua vaga pelo regulamento e faturou mais R$ 1,785 milhão. O alviverde tinha a vantagem do empate por ser melhor ranqueado. Agora, o foco se volta ao Estadual com objetivo de garantir o G-4.
PARA GARANTIR O G-4
Vitória - Garante o Juventude no G-4.
Empate - Juventude garante o G-4 desde que São José e Brasil não vençam. Se um deles vencer, existe ainda a possibilidade de combinação com o Guarany não pontuando diante do Grêmio. Caxias também pode entrar nesta briga, mas teria de vencer seu confronto e tirar um saldo de 7 gols para ultrapassar o alviverde.
Derrota - Juventude garante o G-4 desde que Brasil, São José e Caxias não vençam seus jogos.
ÚLTIMA RODADA
Sábado - 16h30min
Juventude x Inter
Grêmio x Guarany de Bagé
São Luiz x Santa Cruz
Ypiranga x Brasil-Pel
Novo Hamburgo x Caxias
Avenida x São José