E a estreia do técnico Argel Fuchs foi com empate. O time grená foi bem na marcação e na sua proposta de apostar na velocidade. O primeiro tempo terminou com a vitória grená por 1 a 0. No entanto, na segunda etapa, o Juventude chegou a igualdade com Gilberto. O resultado não é ruim e a nova postura do time serve de exemplo para a sequência da competição.
Para o técnico Argel Fuchs, em entrevista coletiva, a atuação grená foi muito boa, apesar dos vários desfalques:
— Fizemos uma grande partida. Desfalcado, com quatro jogadores importantes e num clássico, com apenas dois treinos, você precisa buscar uma estratégia de jogo, tínhamos plano A, B. O Juventude veio com sua força total, sabíamos que era um jogo importante pra gente, eu particularmente gosto de jogar esse tipo de jogo, trabalhar nesse jogo. Uma das coisas que me fez vir pro Caxias é esse clássico.
O bom jogo do Caxias diante do maior rival dá ânimo para a sequência da temporada. E para o técnico Argel, o time grená merecia vencer:
— Muito rapidamente, com a nossa experiência, conhecendo o clássico, fizemos um grande jogo, deveríamos ter vencido pelo que a gente produziu, fomos senhores da partida, com estratégia, sabendo o momento de pressionar, de marcar o adversário, sofremos muito pouco no primeiro tempo, conseguimos sair no contra ataque várias vezes, as vezes mano a mano, com o jogador do adversário podendo ser expulso. Eu fico contente, tivemos alma, organização, jogamos futebol, fizemos um lindo gol.
Sem Joel e Álvaro, o técnico grená utilizou um camisa 9 de mais mobilidade. Argel explicou a escolha por Gabriel Silva, autor do gol:
— Optamos por não ter um nove fixo, ter um falso 9 e o Gabriel foi muito bem, fizemos uma grande partida, não tivemos força total, gostaria de ter, mas a gente sai fortalecido porque é um clássico importante. A gente sabe a pressão e a rivalidade que é um clássico como esse.
Por fim, Argel ressaltou a postura do time no confronto diante do Juventude:
— A gente teve coragem para jogar, com confiança, com estratégia, compactado, taticamente, os jogadores mais perigosos do Juventude a gente neutralizou. No modo geral, o resultado poderia ser uma vitória, pelo que a gente produziu, por jogar na casa do adversário. A torcida do nosso rival em grande número, a nossa torcida eu quero parabenizar porque veio, jogou junto com o time, passou confiança. A gente quer que o torcedor abrace o time e hoje o torcedor pode ir pra casa tranquilo, porque se viu representado dentro de campo.