Em um duelo de muita entrega e poucas oportunidades claras de gol, Juventude e Caxias ficaram no empate em 1 a 1, na noite desta segunda-feira (19), no Estádio Alfredo Jaconi. Foi a quarta igualdade seguida na história do clássico. Gabriel Silva marcou para o Grená, na primeira etapa. Já na reta final da partida, Gilberto empatou o clássico 288.
Com o resultado, o Ju segue na terceira colocação, com 15 pontos. O próximo duelo será sábado (24), às 16h30min, contra o Brasil, em Pelotas. Na mesma data e horário, o Caxias recebe o Avenida, no Estádio Centenário. O Grená é o sétimo colocado com 10 pontos.
Nas escalações, o Ju tinha Renan como novidade. Porém, o goleiro sentiu no aquecimento e Lucas Wingert seguiu como titular. Já do lado grená, o primeiro time de Argel Fuchs teve o retorno de Marcelo, a estreia de Jean Pierre na zaga e um meio-campo mais reforçado, com o trio Barba, Elyeser e Emerson Martins.
Em um começo de partida intenso, o Caxias finalizou primeiro. Aos dois minutos, Gabriel Silva recebeu na meia esquerda, girou sobre a marcação e bateu firme. Lucas Wingert defendeu em dois tempos. Com os dois times avançando as linhas de marcação na saída de jogo do rival, o Juventude apresentava mais dificuldades em sua transição. Diante de um rival com a marcação encaixada, o Verdão errava muitos passes e não conseguia progredir.
Aos 15, após um latereio de Marcelo, Gabriel Silva desviou de cabeça e Elyeser, na segunda trave, cabeceou sobre o gol, desperdiçando boa oportunidade para o Grená. O Ju só foi levar perigo aos 24, também em um lateral direto para a área. No rebote da defesa grená, Erick Farias bateu e Cézar Henrique salvou com um corte preciso.
No lance seguinte, aos 25, em contra-ataque rápido, saiu o primeiro gol do clássico. Ainda no campo de defesa, Tomas Bastos ganhou de Alan Ruschel, que ficou reclamando de um tapa no rosto, e a bola sobrou para Elyeser, que lançou Gabriel Silva nas costas de Zé Marcos. Da entrada da área, o atacante grená bateu forte, no ângulo, e abriu o placar. Após o lance, muita reclamação do lado alviverde, mas o gol foi confirmado por Jean Pierre Gonçalves.
Na busca pelo empate, o Ju chegou forte aos 34 minutos. Em cobrança de falta, Gilberto bateu de pé direito e Volpi fez a defesa parcial. No rebote, Zé Marcos desviou e o goleiro do Caxias espalmou de novo. Na sequência, Jean Carlos cobrou escanteio e Lucas Barbosa ganhou de Volpi, mas desviou para fora. Mesmo com a melhora do time da casa na partida, o resultado não mudou até o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Ju voltou com Oyama na vaga de Caíque. O cenário da partida não se alterou. O time alviverde tinha mais posse de bola e presença no campo de ataque, enquanto o Caxias tentava exploras os erros do adversário para sair na velocidade. A primeira finalização só veio aos 11 minutos. Zé Marcos arriscou da meia esquerda e o chute rasteiro saiu longe da meta de Fabian Volpi.
Aos 19, mais duas trocas. Alan Ruschel, após uma pancada na cabeça, foi substituído por Jefferson. Na mesma parada, Rildo entrou na vaga de Erick Farias. Dois minutos depois, Jean Carlos arriscou em cobrança de falta frontal, mas Volpi fez defesa segura. Na primeira troca grená, Gabriel Silva deu lugar a Vini Spaniol. Já o técnico Roger Machado colocou Mandaca e Kleiton em campo.
E dos pés de Mandaca veio a grande jogada para o empate. O volante recebeu na frente da área, driblou três marcadores e cruzou rasteiro para Gilberto desviar para as redes: 1 a 1.
Até o final, o duelo se arrastou sem oportunidades.
FICHA TÉCNICA
Juventude x Caxias
Gauchão - 9ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Lucas Wingert; João Lucas (Mandaca, 28/2º), Zé Marcos, Danilo Boza, Alan Ruschel (Jefferson, 19/2º); Caíque (Luis Oyama, int.), Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa (Kleiton, 28/2º), Erick (Rildo, 19/2º) e Gilberto . Técnico: Roger Machado
Caxias
Fabian Volpi; Marcelo, Jean Pierre, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser (Pedro Cuiabá, 35/2º), Emerson Martins e Tomas Bastos (Peninha, 42/2º); Gabriel Silva (Vinicius Spaniol, 28/2º) e Vitor Feijão (Zé Andrade, 35/2º). Técnico: Argel Fuchs
Gols: Gabriel Silva (C), aos 25min, no primeiro tempo. Gilberto (J), aos 32, no segundo.
Amarelos: Zé Marcos, Caíque, Lucas Barbosa, Alan Ruschel (J); Cézar Henrique, Fabian Volpi, Vitor Feijão (C).
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau.