Assim como o Caxias, a Portuguesa Santista também está com o foco dividido entre estadual e Copa do Brasil. Mas a equipe de Sérgio Guedes disputa a Série A-2 do Paulistão. E se a maré negativa pelo lado grená derrubou o técnico Gerson Gusmão recentemente, do lado da Briosa, depois de cinco jogos sem vencer, o time treinado por Sérgio Guedes respirou mais aliviado no fim de semana com a vitória de 1 a 0 sobre o Comercial.
O treinador de 61 anos destacou, durante entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, que o principal objetivo do clube é o acesso à elite paulista.
— É evidente que se você tivesse que escolher, todo mundo, qualquer torcedor do clube, optaria pelo acesso. Você vem de novo com orçamento maior, você pode, aí sim, almejar competições nacionais. Acho que só um clube de São Paulo não joga no cenário nacional, então, hoje, o futebol de São Paulo está voltando a ter força. O sentimento seria o de acesso, mas você não pode desconsiderar esse outro lado, que é muito importante. Se a gente passar uma fase, duas fases, da Copa do Brasil, ganhamos um ou dois anos de investimento para o clube jogar competições o ano todo — apontou o técnico.
A Portuguesa optou por disputar a Copa do Brasil após ter sido campeã da Copa Paulista em 2023. E a única vez em que participou da Copa do Brasil foi em 2004, sendo eliminada na primeira fase pelo XV de Novembro de Campo Bom, de Mano Menezes.
Três ex-jogadores do Caxias fazem parte do atual elenco da Portuguesa Santista: o zagueiro e lateral-esquerdo Vavá, o meia Renan Oliveira e o atacante Yuri Martins.
Técnico identificado
Como treinador, Guedes acumula diversas passagens pelo Estádio Ulrico Mursa e tem uma identificação forte com o clube. Em 2023, ele conduziu a Briosa às quartas de final do Paulistão A2, ficando com a 5º colocação na classificação geral. Renovou seu vínculo até o fim do Paulistão A2 de 2024. E antes, ainda levantou a taça da Copa Paulista 2023 e, em 2018, foi o responsável pelo acesso do clube da Série A3 para a A2 do Estadual.
— Eu tenho realmente uma relação forte aqui, de anos, eu nunca vivi um fiasco aqui na Portuguesa, tenho números super positivos aqui no comando do clube, sempre jogando próximo do acesso, a gente nunca jogou em dificuldades. Espero que esse ano a gente consiga também a classificação, que é um campeonato muito equilibrado — afirmou Guedes.
E o treinador não tem dúvida em afirmar onde prefere jogar a primeira fase da Copa do Brasil: em Santos, mesmo que apenas a vitória lhe dê a classificação.
— Seria muito difícil jogar em Caxias, convenhamos, nós teríamos uma chance muito reduzida. Eu acho que jogar em casa é um fato positivo pra gente sim. Temos um campo acanhado, muito parecido com os estádios aí de Venâncio Aires e Bagé. Se eu tivesse que escolher, do jeito que está pra mim, tá bom — revelou.
Na oitava colocação na tabela da Série A-2 do Paulistão, a Briosa venceu quatro dos 11 jogos realizados, e conquistou 16 pontos. O time base de Sérgio Guedes tem: Wagner Coradin;
Vinicios Andrade, Lucas Cunha, Vavá e Kaio Kristian; Ítalo Henrique, Diego Gomes, Franco e Renan Oliveira; Maranhão e Caíque.