O Caxias ocupa momentaneamente a quinta colocação na tabela do Campeonato Gaúcho. Mas o que mais tem preocupado o torcedor grená tem sido o desempenho abaixo do esperado da equipe de Gerson Gusmão na competição. Depois da largada promissora diante do Grêmio, o time ficou cinco rodadas sem vencer. Diante do Santa Cruz, na sétima rodada, vieram os três pontos, mesmo com uma atuação que gerou protestos das arquibancadas no segundo tempo.
Além da qualidade do elenco, composto por 18 novos atletas em 2024, o comandante grená ainda convive com um grupo repleto de desfalques. Estão fora de combate Victor Golas, Guilherme Nunes, Marcelo, Dirceu, Peu, Robinho, Augusto Galvan e Álvaro.
O último reforço anunciado foi o zagueiro Jean Pierre, ex-CSA. O departamento de futebol ainda analisa a contratação de um primeiro volante. Com a lesão ligamentar no joelho confirmada, o goleiro Victor Golas não deve atuar mais nesta temporada, o que deve fazer com que a lista de reforços aumente. Mas há pouco tempo para anunciar novos atletas para a disputa do Gauchão. O prazo de inscrições da competição encerra nesta sexta-feira (16).
— Não descartamos a possibilidade, porque daqui a pouco aparece uma oportunidade de mercado e que se encaixe dentro daquilo que o Gerson está pensando para o time. Estamos olhando, mas não há nenhum nome na mesa — garantiu o executivo de futebol Newton Drummond.
O que pesa contra a busca pelo novo reforço, além da dificuldade de encontrar alternativas no mercado, é o orçamento do clube para a temporada. É provável que a direção não gaste neste momento para apostar as fichas em novas contratações às vésperas da Série C do Brasileiro. Até lá, o clube ainda pode arrecadar uma quantia importante se passar pela Portuguesa Santista na primeira fase da Copa do Brasil. O Caxias está no terceiro grupo de cotas na primeira fase e receberá R$ 787,5 mil pela participação.
— O futebol hoje é muito caro. Buscamos alternativas que coubessem no orçamento do Caxias. Quando você tem um investimento maior, você consegue qualidade maior. Não quer dizer que nossos atletas não tenham qualidade. É que sabemos que, no futebol, às vezes precisamos de um jogador mais diferenciado, que possa resolver uma partida. E conseguimos montar um grupo de muita entrega, jogadores que querem mostrar serviço para crescer na carreira — avaliou o técnico Gerson Gusmão, que ainda reiterou:
— Sabemos que o Caxias pensa a nível de ano, e essas avaliações já havíamos feito dentro das nossas reuniões. Provavelmente pra sequência a gente vai precisar de mais reforços.