O Caxias vive um momento decisivo dentro do Gauchão 2024. A equipe grená encara o Guarany, nesta quinta-feira (8), às 19h, em Bagé, precisando urgentemente de recuperação dentro do campeonato. A derrota para o Inter escancarou problemas no campo e fora dele, com as críticas do técnico Gerson Gusmão sobre a falta de empenho de alguns atletas, especialmente pelo número de gols sofridos. Foram nove em cinco rodadas. E a queda para o oitavo lugar na tabela de classificação.
— Criou-se uma expectativa pela grande campanha no ano passado, espera-se sempre o melhor Caxias. Ao mesmo tempo, foram oito anos de insucesso na Série D e o futebol não é sempre como a gente quer 100%. A equipe não vem defensivamente passando segurança — avaliou o treinador.
A lembrança da competição nacional vem em boa hora. O técnico passou por um momento de turbulência parecido na Série D 2023. Diante do Concórdia, pela penúltima rodada da primeira fase, o Caxias sofreu um duro golpe em Santa Catarina. Derrota de 4 a 0 que abalou as estruturas do Centenário. O clube corria riscos de ficar de fora da competição, mas na partida seguinte, diante do São Joseense, o grupo grená deu a resposta e venceu por 2 a 1. Classificação garantida e objetivo alcançado no final com o acesso à Série C do Brasileiro.
— Assim como os momentos bons têm vencimento, os ruins também. Temos esse exemplo recente ruim, de um insucesso; parecia que tudo estava dando errado, mas viramos a chave e o resultado todo mundo sabe. É um ótimo exemplo a se falar. Temos um grupo com muitos remanescentes do ano passado, então temos que focar nesses momentos, trazer está lembrança de momentos bons pra podermos reverter esta situação — revelou Dudu Mandai.
O lateral-esquerdo volta à equipe em boa hora. Ele esteve ausente contra o Inter, pois cumpria suspensão pela expulsão na partida anterior. Sem ele, Gusmão teve que improvisar o zagueiro Cézar Henrique no setor. Dudu volta no momento de maior pressão sobre o time e o trabalho de Gusmão.
— Sempre digo aos atletas: "a pressão é um privilégio pra poucos". É uma frase que levo comigo. Viver sob pressão é algo da nossa carreira. É a profissão que escolhemos, então temos que saber lidar com isso. E nada melhor do que voltar ao rumo das vitórias nesta partida para, no jogo seguinte, termos o estádio nos apoiando e voltar pra parte de cima da tabela — finalizou.
O confronto no Estádio Estrela D'Alva é considerado de seis pontos, uma vez que a equipe de Bagé tem os mesmos cinco do que o Caxias, atrás na tabela apenas por ter saldo de gols inferior. Mas diferente da equipe grená, o momento do Guarany é bom. A equipe de William Campos vem de vitória sobre o Inter e empate contra o São José, no gramado sintético do Francisco Novelletto.