Os ventos que vêm de Brasília continuam fazendo estragos em solo gaúcho. Depois de vencer o União Corinthians, em Santa Cruz do Sul, o Cerrado foi ao Ginásio do Sesi e derrotou o Caxias Basquete, na noite desta quarta-feira (7), pelo NBB. Melhor no segundo e arrasador no último quarto, a equipe, que está entre as piores da competição, surpreendeu mais uma vez e venceu por 86 a 72, decepcionando os 971 torcedores que compareceram ao ginásio.
Com sete vitórias e 16 derrotas, os caxienses caíram de rendimento para 30% de aproveitamento. O sinal de alerta foi ligado para o time não deixar a zona de classificação. A equipe terá mais uma chance de pontuar, outra vez diante de seu torcedor e contra mais uma equipe da parte de baixo da tabela. Na sexta-feira (9), o Caxias Basquete recebe o Brasília, a partir das 20h.
Decidido no final
O quinteto inicial do Caxias Basquete escalado por Barbosa teve: Dawkins, Vini Chagas, Mogi, Léo Cravero e Diego. O time pontuou nos três primeiros ataques e abriu logo de cara 7 a 0 no placar. O Cerrado fez os primeiros pontos apenas na terceira investida na frente. Mas o time caxiense diminuiu o ritmo no final do primeiro período e saiu de quadra com uma apertada vitória parcial por 18 a 16.
A reação da equipe de Brasília veio antes do intervalo. Com destaque para Von Haydin, o melhor em quadra naquele momento pelo lado adversário. Mais preciso em lances livres, com 85% contra 60% dos mandantes, o Cerrado virou o placar e abriu sete pontos de vantagem com a vitória por 25 a 16 no segundo quarto.
Para retornar à quadra com outra postura depois do intervalo, o Caxias Basquete contou com a boa participação de Sena. Desfalque em boa parte do primeiro turno com uma lesão muscular, o pivô voltou a viver bons momentos e ajudou o time a diminuir a vantagem do Cerrado para apenas dois pontos, com vitória no terceiro período por 20 a 15.
A decisão de quem sairia do Ginásio do Sesi foi para o último quarto. Mas logo nos primeiros movimentos ficou fácil saber quem levaria a melhor. Com erros no ataque e perdendo muitos rebotes, o Caxias Basquete esteve irreconhecível em quadra. Xodó da torcida, o armador Dawkins não teve uma noite inspirada Em quatro minutos, o Cerrado abriu 14 a 0. Os principais nomes do time foram Gui Santos, cestinha do jogo com 23 pontos; e Von Haydin, que ficou logo atrás com 22. O período terminou em 30 a 18 e vitória do time de Brasília por 86 a 72.