Está chegando ao fim a passagem do técnico Thiago Carpini no Juventude. Ele não completou um ano no comando alviverde, mas tirou o clube da vice-lanterna da Série B e colocou na elite nacional. Após a grande campanha de recuperação do time na competição, o treinador terminou o ano de 2023 valorizado. Mesmo com contrato até o fim de 2024, Carpini recebeu uma proposta São Paulo e fechou com a equipe paulista. Resta apenas o anúncio oficial dos dois clubes.
O treinador deixa o Verdão mediante o pagamento da multa rescisória, de cerca de R$ 1 milhão. O clube deve oficializar a saída em nota oficial. Antes da investida do São Paulo, Carpini havia recusado uma proposta do Santos no mês de dezembro. Depois, seu nome foi cogitado pelo Cruzeiro, mas não houve avanço por parte do clube mineiro.
No Morumbi, o treinador assume uma equipe com uma base deixada pelo técnico Dorival Júnior, que será o novo técnico da Seleção Brasileira. No São Paulo, Carpini terá o Campeonato Paulista, a Série A do Brasileirão, Copa e Supercopa do Brasil e a Libertadores da América.
Thiago Carpini se apresentou ao Juventude no dia 2 de janeiro e comandava a equipe na pré-temporada com foco no Gauchão. Na quarta-feira (10), ele observou o elenco no primeiro jogo-treino do Juventude diante do Sindicato dos Atletas. O alviverde venceu por 3 a 1.
Pelo Juventude, Carpini comandou a equipe em 32 jogos na Série B. Venceu 17, empatou 11 e perdeu apenas quatro vezes. Ele fez a sua estreia pelo Papo diante da Chapecoense, pela sétima rodada da Série B de 2023. Na ocasião, o time estava desacreditado e o Ju venceu por 2 a 0. Depois, a equipe embalou outras quatro vitórias seguidas.
Agora, a direção parte para contratar um comandante para o Gauchão e a Série A. No mercado alguns nomes estão empregados e outros disponíveis, como Maurício Barbieri, Eduardo Baptista, Jorginho, Daniel Paulista e Roger Machado.