O centroavante Weliton, 18 anos, é um dos destaques do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time carioca está entre oito melhores da competição e o jovem é o artilheiro da equipe na competição com quatro gols. Ele pertence ao Juventude, com contrato até 2025, e está emprestado ao Rubro-Negro com opção de compra.
Weliton estava emprestado ao Flamengo até o fim de janeiro, mas o vínculo foi estendido recentemente até junho. O centroavante chamou a atenção da comissão técnica de Tite e, por isso, o contrato foi prorrogado. Para adquirir o jovem em definitivo, o clube carioca precisará pagar R$ 1 milhão ao Juventude por 50% dos direitos econômicos do atleta. Há a opção de comprar mais 20%, no valor de 1,5 milhões por 70%.
— Ele é do Juventude. Ele tem um contrato de cedência para o Flamengo. O Flamengo estava para devolver o Weliton antes da Copinha e solicitou a prorrogação. Tem valor estipulado e várias opções. Ele foi para lá, porque é um atleta diferenciado — comentou o presidente Fábio Pizzamiglio.
No Juventude, Weliton foi o artilheiro da Copa Brasileirinho sub-17, com 10 gols em oito jogos, na campanha do vice-campeonato do Juventude em 2022. Já no Campeonato Gaúcho sub-20, mesmo com 17 anos, ele foi o goleador da equipe alviverde, com 11 gols. Weliton é atacante canhoto e tem como características principais a velocidade e finalização. O atleta chegou ao Juventude em 2016. Na época, tinha 11 anos.
No profissional, o atacante recebeu sua primeira oportunidade na partida contra o Atlético-GO, em junho, no Antônio Accioly, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando foi relacionado. Contra o Avaí na 25ª rodada, atuou em alguns minutos no confronto que aconteceu no Estádio Alfredo Jaconi.
Weliton tem quatro gols na Copa São Paulo. Ele marcou diante do Osasco Audax, Náutico e duas vezes diante do São José. O Flamengo encara o Aster, nesta sexta-feira (19), pelas quartas de final.