O técnico Roger Machado não abriu qual será o esquema tático do Juventude para a estreia do Campeonato Gaúcho. O alviverde entra em campo neste sábado (20), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O adversário será o Santa Cruz. O treinador realizou o último treino manhã desta sexta-feira (19) no CT do clube. Antes da atividade, em entrevista coletiva, Roger Machado manteve a dúvida de jogar com um meio-campo mais povoado ou três atacantes.
— A gente testou todas as variações possíveis dentro dos jogadores que tínhamos à disposição. Uma semana de estreia importante, mas pesada de preparação. O tempo que tive de preparação usei variações diferentes, um time um pouco mais pesado do ponto de vista de suportar e retomar a bola. E do ponto de vista mais leve visando as alterações no decorrer das partidas. Tenho já na minha cabeça os 11 iniciais, mas as alternativas estão todas lançadas, tudo é possível — afirmou Roger Machado.
O treinador tem três desfalques para o confronto. Os meias Nenê e Matheus Vargas estão de fora. Assim como o atacante Gabriel Taliari, que passará por uma artroscopia no joelho. Segundo o treinador, a ideia é manter uma estrutura que vinha com o técnico Thiago Carpini.
— Evidente que neste primeiro momento é importante se valorizar aqueles atletas que trouxeram o Juventude à primeira divisão. Não tive a possibilidade de fazer um jogo-treino. A ideia inicial é como tenho dito, de não passar muitas informações em uma chegada. Para este momento é aproveitar a estrutura que foi formada, que foi bem sucedida no ano anterior e começo de temporada — destacou o treinador alviverde.
SEQUÊNCIA DE JOGOS
Roger Machado não teve a oportunidade de observar o elenco em um jogo-treino. Ele teve apenas uma semana para trabalhar e conhecer os atletas. Com uma forte sequência de partidas com jogos quarta e domingo, o treinador respondeu sobre ter de rodar o elenco nos primeiros jogos:
— Se roda sempre. Você pode ter a necessidade da partida, claro que no começo da temporada as trocas vão ser bem importantes para manter o nível de intensidade dos jogos até pelos poucos dias de pré-temporada e, mais do que isso, promover a entrada para mudar a característica de uma determinada partida. Além de proporcionar oportunidade para todos que foram contratados neste ano. Melhor do que o treino só o jogo para avaliar os jogadores e consigam ter a intensidade e ritmo de jogo melhor. Vai ser importante ter todo mundo à disposição — comentou Roger Machado.
O provável Juventude para enfrentar o Santa Cruz tem Renan; Ewerthon, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jadson, Mandaca (Luís Oyama) e Jean Carlos; Lucas Barbosa (Caíque), Rildo e Erick Farias.