Roger Machado, atual técnico do Juventude, fez história como jogador do próximo adversário alviverde no Gauchão. Com a camisa do Grêmio nos anos 1990, foram 10 temporadas como lateral-esquerdo, três Copas do Brasil, uma Copa Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa Sul, uma Recopa Sul-Americana e cinco Gauchões.
Como treinador foram duas passagens pelo Grêmio. Primeiro em maio de 2015 até setembro de 2016. Depois, em fevereiro de 2022 até setembro daquele ano, quando o Grêmio disputou a Série B. Foi campeão do Gauchão e da Recopa Gaúcha. Nesta quarta-feira (31), às 21h30min, na Arena, Roger Machado irá reencontrar o clube que o projetou para o futebol.
— Não é um evento que é novidade. Já se repetiu algumas vezes na minha vida. É um jogo importante. Vale três pontos iguais aos que deixamos contra o São José. Sabemos o elemento emocional que envolve num jogo desse porte. Vai ser um jogo bem importante para gente, sem dúvidas — comentou Roger Machado.
O reencontro entre Roger e Grêmio realmente não é novidade. E o treinador tem boas lembranças na Arena. Em 2018, o treinador, na época pelo Palmeiras, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, venceu o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre. Willian "Bigode" marcou os dois gols.
Um ano depois, nova vitória de Roger na Arena. Na oportunidade, treinando o Bahia, ganhou por 1 a 0, pela 26ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado nos minutos finais do jogo, de pênalti, por Arthur Caíke. Antes, naquele mesmo ano, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, empate em 1 a 1.
Agora, em circunstâncias e clube diferentes, o técnico tenta moldar o Juventude com as suas ideias, já que teve pouco tempo de pré-temporada.
— É sempre um desafio, mas eu tenho batido com os atletas é que o Carpini deixou muita coisa importante pra gente. Da forma e coragem de jogar. Isso é do modelo do treinador anterior. Com pouco tempo de trabalho, as coisas estão sendo colocadas paulatinamente. Importante é darmos confiança aos jogadores e consiga traduzir em campo as minhas ideias, que estão sendo implementadas a cada dia e a cada jogo — finalizou.