Chegaram ao fim os 100% de aproveitamento do Juventude no Gauchão e uma invencibilidade de 13 jogos contando confrontos do ano passado ainda na campanha do acesso à Série A. Neste sábado (27), o Verdão encontrou muitas dificuldades no gramado sintético do estádio Francisco Novelletto e perdeu para o São José-PoA, por 1 a 0, com um golaço do atacante Kayan, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o time do técnico Roger Machado soma seis pontos em três partidas e ocupa a segunda colocação na classificação. Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. O confronto acontece na quarta-feira (31), às 21h30min.
Donos da casa na frente
O técnico Roger Machado promoveu quatro mudanças no time titular para o confronto pela terceira rodada. O goleiro Renan lesionado foi substituído por Lucas Wingert. Outros três titulares foram preservados por desgaste físico: o zagueiro Zé Marcos, o lateral-esquerdo Alan Ruschel e o atacante Edson Carioca.
A primeira chance com mais perigo foi dos donos da casa. Pela esquerda, Alessandro Vinicius cruzou e o goleiro Lucas Wingert espalmou para frente da área. No rebote, Nonato finalizou para fora. Dois minutos depois, Kayan arriscou de longe e o goleiro alviverde defendeu firme no centro do gol.
O São José seguia mais perigoso. Aos sete minutos, escanteio cobrado e na pequena área a bola sobrou para Carrilho que cabeceou por cima da meta jaconera. Dois minutos depois, novamente Alessandro Vinicius apareceu com qualidade pelo lado esquerdo e cruzou para o centroavante Renê, que desperdiçou sozinho na pequena área, com desvio para fora.
A primeira vez que o Ju levou perigo ao gol do Zequinha foi aos 17 minutos. João Lucas cobrou lateral na área e a bola sobrou para o atacante Kleiton, que bateu forte e o goleiro Fábio defendeu com rebote, mas na sobra a defesa afastou.
O time da casa voltou a assustar aos 21. Lateral na área e o zagueiro Tiago Pedra cabeceou para boa defesa de Lucas Wingert colocando para escanteio. Na cobrança, os donos da casa abriram o placar. Depois de um desvio, aos 22 minutos, Kayan fez um golaço de voleio, próximo a linha da pequena área. São José-PoA 1x0 Juventude.
O Juventude começou a ter mais posse de bola para buscar o empate. O confronto, por conta do gramado, apresentava muita competitividade. Aos 40 minutos, Jean Carlos cobrou falta para defesa tranquila do goleiro Fábio. Aos 47, novamente Jean Carlos em bola parada. Fez um cruzamento fechado e Fábio tirou de soco.
Melhora insuficiente
O técnico Roger Machado voltou com uma alteração no time. Popó fez sua estreia e entrou na vaga de Kleiton. O Verdão melhorou e começou a jogar mais no campo adversário. Aos quatro minutos, de fora da área, Jean Carlos arriscou e o goleiro Fábio defendeu em dois tempos.
O Juventude continuava mais lúcido ofensivamente. Mesmo com dificuldade do gramado sintético, aos 18 minutos quase empatou. Popó invadiu a área, finalizou, mas foi travado por Tiago Pedra.
Aos 26, Roger Machado mudou de novo. Caíque saiu para a entrada de Luis Oyama. O Verdão, até aquele momento, não conseguia criar perigo e entrar na área adversária. Com isso, a alternativa foi a bola aérea. Aos 33, Jefferson cruzou e Popó cabeceou perto do gol. No minuto seguinte, de novo com Popó, o Ju tentou. O atacante conseguiu, dessa vez, entrar na área e finalizar para a defesa do goleiro.
Aos 38 minutos, quase saiu o empate. Lucas Barbosa fez bela jogada pela esquerda, passou por dois marcadores e bateu forte. Fábio fez grande defesa. Aos 42, Jadson arriscou de fora e o goleiro do Zequinha agarrou no canto. Mesmo melhor no segundo tempo, o Ju não conseguiu a igualdade no placar. Ainda aos 49, Thalis teve a chance de ampliar para os donos da casa, mas Lucas Wingert fez ótima defesa num chute rasteiro. Fim de jogo. São José-PoA 1x0 Juventude.
São José-PoA 1x0 Juventude
Gauchão 2024 - 3ª rodada
Local: Estádio Francisco Novelleto, em Porto Alegre.
Data: 27/1 (sábado)
Horário: 19h
SÃO JOSÉ-POA
Fábio; Jadson, Carlos Itambé e Tiago Pedra; Dudu (Neko, 46/2º), Carrilho, Nonato e Samuel; Alessandro Vinicius (Thalis, 46/2º), Kayan (Marcílio, 28/2º) e Renê. Técnico: China Balbino
JUVENTUDE
Lucas Wingert; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Jefferson; Caíque (Luis Oyama, 26/2º), Jadson (Rodrigo Sam, 48/2º) e Jean Carlos (Ruan, 35/2º); Lucas Barbosa, Kleiton (Popó, int.) e Erick Farias. Técnico: Roger Machado
Gol: Kayan, aos 22 minutos do primeiro tempo
Amarelos: Jadson, China Balbino, Samuel, Carlos Itambé, Alessandro Vinícius (S); Lucas Barbosa, Roger Machado, Kleiton (J).
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Andre da Silva Bitencourt e Gustavo Marin Schier