O técnico Thiago Carpini se manifestou pela primeira vez após a polêmica entrevista para a Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. O treinador chegou a abrir negociação com o Santos e estava muito bem encaminhado para deixar o Estádio Alfredo Jaconi. Porém, ele negou o convite após um momento de turbulência nos bastidores do peixe.
Na sequência, o nome do treinador apareceu no Cruzeiro, como possível candidato ao posto. Foi quando ele falou à Itatiaia que seria difícil dizer não ao time mineiro e não garantiu permanência no Jaconi. Em uma postagem nas redes sociais, nesta quinta-feira (21), Carpini começou avaliando a temporada de 2023.
— O ano de 2023 foi repleto de grandes desafios. Sem dúvida, dar andamento ao projeto do Juventude foi o maior de todos. Desde o primeiro momento, me identifiquei com a torcida, a cidade e os valores do clube. Sabia da responsabilidade de reconduzir essa agremiação vencedora novamente à elite do nosso futebol. Com muito trabalho atingimos os nossos objetivos. Feito que me deixou muito orgulhoso, mas ciente que o projeto com o Juventude ainda não havia terminado — afirmou Carpini, que completou sobre a sua decisão de ficar em Caxias do Sul:
— Portanto, mesmo recebendo algumas sondagens e propostas, optei em dar continuidade ao meu trabalho no lugar onde sou feliz. Temos um plano grandioso para executar, e 2024 ainda trará muitas vitórias e alegrias. Alcançaremos nossas metas. Vamos com tudo, Juventude!
Thiago Carpini tem contrato com o Juventude até o fim de 2024. A multa para deixar o alviverde é na casa de R$ 1 milhão. O profissional assumiu o clube na sétima rodada da Série B. Quando ele chegou, o time era o penúltimo colocado da competição. Porém, sob o seu comando o Ju se recuperou e terminou como vice-campeão e com acesso à Série A do Brasileiro.