O mercado da bola está aberto no futebol brasileiro. Com o fim do Brasileirão, muitos contratos chegam ao fim e atletas emprestados retornam para suas equipes. O Juventude teve a saída de 17 atletas após o acesso à Série A do Brasileiro. O clube negocia com outros clubes a sequência do trabalho, como é o caso do goleiro Thiago Couto, que pertence ao São Paulo.
Com várias possibilidades no mercado, o Juventude tem uma limitação. A situação financeira alviverde está longe de poder competir com clubes como São Paulo, Fluminense, dupla Gre-Nal e outros. O Ju ainda não tem como comprar atletas e ter um elenco com a maioria de jogadores com vínculo. Entre as alternativas, o Juventude fica de olho em atletas que estão com contrato por terminar e empréstimos de outros clubes. O Pioneiro elencou alguns nomes do mercado que poderiam servir o Juventude.
NOMES
Não é porque uma equipe foi rebaixada que não tem algum nome de destaque. Entre os quatros times que caíram para a Série B, alguns atletas têm bons números, como é o caso do meia Guilherme Marques, do Goiás. O jogador tem 35 jogos na temporada, com sete gols e seis assistências. Outro que se destaca pelo número de assistências no ano é o lateral-esquerdo Sander. Também da equipe goiana, o atleta deu 12 passes ou cruzamentos para gols. Ainda do time alviverde, o zagueiro Lucas Halter, 23 anos, tem 56 jogos e seis gols. O jovem pertence ao Athletico e estava por empréstimo na Serrinha.
Do Santos, dois nomes trabalharam com o técnico Thiago Carpini, no Água Santa, vice-campeão Paulista de 2023. O lateral-direito Gabriel Inocêncio tem contrato com o time de Diadema. Já o meia Luan Dias fez apenas oito jogos pelo peixe. O volante Camacho foi para sua terceira temporada na Vila Belmiro e também deve encerrar o ciclo com o rebaixamento. Do Coritiba, o lateral-direito Hayner encerrou o seu empréstimo. O atleta pertence ao Azuriz, mas estava no Dnipro-1, da Ucrânia.
Em 2021, logo após conquistar o acesso à Série A, o Juventude tentou a contratação do experiente zagueiro gaúcho Iago Maidana. O atleta entrou em campo em 50 jogos na temporada pelo América-MG. De saída do time mineiro, o defensor interessa ao Ceará. Outros nomes são os atacantes Paulinho Boia e Renato Kayzer. O primeiro já atuou pelo clube em 2021, em 20 jogos marcou três gols, depois se transferiu Metalist, da Ucrânia. Já Kayzer se destacou no Athletico Paranaense em 2020 e 2021. Atualmente pertence ao Fortaleza e estava emprestado ao time de Minas Gerais.
OS 10 NOMES
GOIÁS
Meia Guilherme Marques - 35 jogos, 7 gol e 6 assistências
Lateral-esquerdo Sander - 45 jogos, 1 gol e 12 assistências
Zagueiro Lucas Halter - 56 jogos e 6 gols (Pertence ao Athletico)
SANTOS
Lateral-direito - Gabriel Inocêncio - 25 jogos (Pertence ao Água Santa)
Volante Camacho - 21 jogos e 1 gol
Meia Luan Dias - 8 jogos (Pertence ao Água Santa)
AMÉRICA-MG
Zagueiro Iago Maidana - 50 jogos
Atacante Paulinho Boia - 7 jogos (Pertence ao Metalist da Ucrânia)
Atacante Renato Kayzer - 3 jogos (Pertence ao Fortaleza)
CORITIBA
Lateral Hayner - 8 jogos (Pertence ao Azuris-PR)