Não foi o resultado que o torcedor esperava. Nem mesmo o desempenho. Diante do lanterna da competição, o Juventude saiu de campo do Estádio Frasqueirão em Natal-RN com um empate sem gols. O 0 a 0 contra o ABC foi conquistado após o time perder o volante Jadson, expulso logo aos 11 minutos de partida. E mesmo não sendo o placar dos sonhos, o Verdão terminou a 36ª rodada na terceira colocação da tabela, com 61 pontos, um a mais do que o Sport, o quinto colocado.
O Juventude ainda tem a chance de garantir o acesso no sábado (18) diante da Ponte Preta, no Alfredo Jaconi, mas não depende de si e terá que torcer por resultados paralelos de Sport e Vila Nova-GO. Na rodada final, o clube ainda terá o Ceará pela frente.
Expulsão cedo demais
O Juventude entrou em campo com três novidades em relação ao time que venceu o Ituano na rodada passada. Reginaldo e Zé Marcos reassumiram a titularidade na defesa. E a principal atração foi a entrada de Mandaca no time. Sem o atacante Gabriel Taliari, suspenso, o técnico Thiago Carpini optou por povoar o meio de campo.
Depois de um começo de muita cautela, veio a apreensão aos 11 minutos. Num lance imprudente no meio-campo, após o Juventude ter um escanteio a seu favor, o volante Jadson deu uma entrada forte em Fábio Lima para matar o contra-ataque potiguar e, depois da revisão do VAR, foi expulso de campo. Com a dividida, o atacante do ABC teve que deixar o gramado para a entrada de Maycon Douglas.
Com um a menos, o Juventude perdeu o controle do jogo e viu o lanterna da competição crescer, mesmo sem levar muito perigo ao gol de Thiago Couto. A primeira boa chegada do Ju no ataque veio apenas aos 30 minutos. Zé Marcos lançou David na ponta esquerda, o atacante invadiu a área driblou a marcação e chutou rente ao travessão. No sequência, Matheus Vargas e Jean Irmer tiveram a oportunidade de finalizar, mas não acertaram o gol de Michael.
Na chance mais clara do ABC, aos 37, Thiago Couto não conseguiu encaixar a bola e entregou o gol nos pés de Maycon Douglas, que acabou perdendo; Alan Ruschel chegou a tempo para salvar.
Baixas na equipe
O Juventude voltou para o segundo tempo com Vini Paulista e Ruan nas vagas de Matheus Vargas e Erick. Mas quem finalizou primeiro foi o ex-centroavante alviverde Paulo Sérgio, uma das novidades no time de Argel na etapa final. O jogador aproveitou o bom cruzamento de Romário, e cabeceou no meio do gol para firme defesa de Thiago Couto.
E pra piorar a situação do Ju na partida, dois jogadores acusaram dores na coxa e tiveram que deixar o gramado. David da Hora, aos 12, e Reginaldo, aos 18, saíram para as entradas de Rafael Furtado e Kelvi.
E pra completar a maré negativa do time, o ABC quase marcou em nova bobeada de Thiago Couto. Matheus Anjos bateu de fora da área e o camisa 1 deixou a bola escorregar de suas mãos. Mas pra sorte do goleiro alviverde, Paulo Sérgio não conseguiu completar pro fundo das redes. A resposta do Verdão veio com Ruan, finalizando sobre a meta de Michael.
Aos 31, com a ajuda da revisão do VAR, o jogo voltou a ter dois times em condições numéricas de igualdade. Jhonnathan foi expulso por acertar Mandaca com o cotovelo. Na cobrança da falta, Alan Ruschel bateu e a bola passou raspando a trave esquerda.
A partida ficou mais aberta. O Juventude tomando a iniciativa e o ABC aproveitando-se da bola parada. Em um escanteio Habraão subiu livre de cabeça e quase marcou. Satisfeito com o resultado, o time de Natal tratou de matar o tempo e administrar o 0 a 0 até o final.
Ficha técnica
ABC 0x0 Juventude
36ª rodada da Série B
Estádio Frasqueirão, em Natal-RN
ABC
Michael; Alex Silva, Habraão, Jhonnathan e Romário; Nathan Melo (Matheus Anjos, int.), Wellington Reis e Thonny Anderson (Fabrício, 33/2º); Welliton (Jefinho, 39/2º), Wallyson e Fábio Lima (Maycon Douglas, 13/1º, depois Paulo Sérgio, int). Técnico: Argel Fuchs
JUVENTUDE
Thiago Couto; Reginaldo (Kelvi, 18/2º), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Mandaca e Matheus Vargas (Vini Paulista, int.); David da Hora (Rafael Furtado, 13/2º) e Erick (Ruan, int., depois Echaporã, 44/2º). Técnico: Thiago Carpini
Expulsões: Jadson (J), aos 11 minutos no primeiro tempo. Jhonnathan (A), aos 31 do segundo.
Cartões amarelos: Zé Marcos, Jean Irmer, Kelvi (J); Thonny Anderson, Romário (A).
Arbitragem: Bruno Mota Correia, auxiliado por Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Diego Luiz Couto Barcelos. Trio do Rio de Janeiro. Quarto árbitro: Tarcisio Flores da Silva-RN. VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho-RJ.