O Caxias do Sul Basquete buscou na marra a sua segunda vitória no NBB 16. Na noite desta quinta-feira (9), em seu quarto jogo na competição nacional e o primeiro longe de casa, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa não teve uma grande atuação ofensiva, reagiu no final e precisou de duas prorrogações para vencer o Cerrado, em Brasília, por 83 a 77.
O próximo compromisso do time caxiense será novamente na capital federal, diante do Brasília, neste sábado (11), às 16h, no Ginásio BRB Nilson Nelson.
O time caxiense iniciou a partida no Distrito Federal com uma mudança no quinteto titular. O argentino Alejandro Konzstadt assumiu a posição de Dawkins, começando ao lado de Elias, Mogi, Rafa Oliveira e Wesley Sena. No primeiro quarto, equilíbrio, um jogo forte de transição e empate em 19 a 19.
No segundo período, o baixo aproveitamento ofensivo, e os erros cometidos pelo Caxias fizeram a diferença a favor dos mandantes. Com apenas três acertos em 16 tentativas de três pontos, a equipe caxiense fechou o quarto sete pontos atrás: 36 a 29 para o Cerrado.
Na volta do intervalo, muitos desperdícios de bola de lado a lado nos três primeiros minutos. O Caxias reduziu a vantagem para três pontos, mas logo a precipitação nos ataques voltou a fazer a equipe de Brasília ampliar a diferença. Na reta final do quarto, sabendo trabalhar melhor a posse de bola, o time visitante voltou a encostar e só não virou pelo péssimo aproveitamento nos lances livres (5 de 14 até o final do período). Melhor para o Cerrado, que fechou em 50 a 44.
O começo do último quarto repetiu o que ocorreu durante os 30 minutos iniciais. O Caxias até esboçava uma reação, mas parava nos próprios erros. Porém, a partir do baixo aproveitamento do adversário, o time gaúcho voltou a acreditar na virada., Liderados por Mogi e Sena, que converteu uma bandeja faltando três segundos, o Caxias conseguiu empatar o jogo em 65 pontos e mandar a decisão para a prorrogação.
Os cinco primeiros minutos de tempo extra foram de trocas de liderança, muitos erros e novo empate: 72 a 72, com direito ao Cerrado desperdiçando o arremesso da vitória.
Na segunda prorrogação, Dawkins e Wesley Sena acertaram a mão em dois arremessos de três e jogaram a diferença para seis pontos. O Cerrado ainda lutou, reduziu a vantagem para três, teve chances de empatar, mas não conseguiu converter os arremessos. No fim, Caxias 83 x77 Cerrado.
O pivô Wesley Sena, com 22 pontos e 11 rebotes, foi o cestinha da partida e principal destaque individual. Dawkins, com 11 pontos e 11 assistências, e Diego, com 15 pontos e 10 rebotes, também conseguiram duplo-duplos.