Em seus primeiros jogos fora de casa, o Caxias do Sul Basquete voltará com duas vitórias na bagagem. Neste sábado (11), no Ginásio BRB Nilson Nelson, a equipe caxiense derrotou o Brasília, por 77 a 69, na capital federal. Dois dias antes, o time do técnico Rodrigo Barbosa havia precisado de duas prorrogações para bater o Cerrado, por 83 a 77.
Com o resultado, o Caxias agora acumula três vitórias e duas derrotas no NBB 16. Com a mesma campanha do União Corinthians, outro gaúcho na disputa, o time ingressou no top 10 do torneio. Os dois próximos jogos do time caxiense serão novamente como mandante. Na quarta-feira (15), o rival será o Mogi, às 17h, no Ginásio do Sesi. Depois, na sexta-feira (17), às 20h, a equipe recebe o São José.
Em Brasília, o duelo foi marcado pelo equilíbrio. Nenhuma das duas equipes conseguiu abrir mais do que sete pontos de diferença nos três primeiros quartos. Nos 10 minutos iniciais, o time da casa até conseguiu liderar em alguns momentos e fechou a parcial com 17 a 15.
Porém, a partir do segundo quarto, a defesa do Caxias Basquete prevaleceu. Firme na marcação e sabendo trabalhar as posses de bola, principalmente dentro do garrafão, os visitantes venceram a o período por 22 a 17, indo para o intervalo com três de vantagem: 37 a 34.
Na retomada, o jogo continuou brigado e só na reta final do terceiro período que o Caxias conseguiu abrir sete de vantagem. Com grande atuação de Wesley Sena e Diego, o time fechou a parcial com 57 a 50. O Brasília não desistia e quase todas as iniciativas ofensivas passavam pelo norte-americano Cooper e pelo armador Deryk, que atuou pelo time gaúcho na última temporada.
Porém, na hora da decisão, duas cestas de três, uma de Gabriel e outra de Dawkins, praticamente decretaram a vitória do Caxias, colocando a diferença em 10 pontos. No fim, 77 a 69.
- No segundo tempo, conseguimos acertar alguns detalhes, atacamos bem no poste baixo e tivemos um final feliz. Voltamos com duas vitórias fora e agora temos duas partidas em casa e que vamos buscar mais dois resultados positivos - avaliou Wesley Sena, pivô que acabou como cestinha, com 20 pontos.
Todos os 10 jogadores que entraram em quadra pelo Caxias Basquete pontuaram. Mogi, com 13, e Diego, com 10, foram destaques ofensivos.