O Caxias do Sul Basquete está às vésperas de iniciar mais uma temporada no Novo Basquete Brasil (NBB) e Rodrigo Barbosa, técnico do time em toda as seis participações na elite nacional da modalidade, é Top 10 entre os comandantes que estarão na competição 2023/24. O profissional de 48 anos aparece na nona posição com 194 partidas.
As histórias do Caxias do Sul Basquete e do técnico Rodrigo Barbosa estão diretamente ligadas. Foi o treinador o fundador do time que em 2024 completará 24 anos. Em 2015, conquistou a Liga Ouro. Três anos depois, foi quinto lugar no NBB, a melhor campanha na elite até hoje em seis temporadas de disputa. Será a sétima vez temporada do time e do comandante, sendo a quarta consecutiva, na maior competição da modalidade no país. Neste período, certamente há uma grande evolução do Caxias Basquete.
— Nós, como instituição, sempre fomos vistos como um lugar que deu espaço para o jogador crescer, e isso aconteceu. No final da temporada passada, isso ficou claro que é uma parte do processo. Agora, chegou a hora do Caxias crescer. Que os jogadores não queiram sair e permaneçam aqui. Essa é a grande questão e isso muda o aspecto pelo que fazíamos até a temporada passada. O melhor tem que ser aqui. Se trabalharmos com essa mentalidade, ajuda os jogadores a entender isso. Com isso, o projeto e os jogadores crescem — avaliou Rodrigo Barbosa.
O treinador montou uma equipe nesta temporada com cinco contratações: o ala/pivô Rafa Oliveira, o ala Wesley Mogi, o pivô Wesley Sena, o armador norte-americano Kenny Dawkins e o armador argentino Alejandro Konsztadt. O ala/pivô Diego Conceição renovou. A estreia está marcada para terça-feira (24), às 20h, contra o União Corinthians, no Ginásio do Sesi.
O Caxias do Sul realizou uma pré-temporada com três competições e disputou 11 jogos em preparação para o NBB. Primeiro, o torneio Interligas contra equipes do Brasil e da Argentina e ficou com o vice-campeonato. Depois, conquistou o Sul-Brasileiro e, por fim, o segundo lugar na Copa KTO, em Passo Fundo.