Sob forte calor e diante de um adversário que briga para fugir do Z-4, o Juventude saiu atrás, mas conseguiu buscar o empate em 1 a 1 diante do Tombense e somou mais um ponto na Série B do Brasileiro. Na reinauguração do Estádio Almeidão, em Tombos, Fernandão abriu o placar na primeira etapa e Matheus Vargas deixou tudo igual no finalzinho da partida.
Com o resultado, o Ju chega a 54 pontos e, momentaneamente, ocupa a segunda colocação, ultrapassando o Sport. Além disso, se garante no G-4. Na próxima rodada, a 32ª, o rival será justamente o time pernambucano, na segunda-feira, dia 16, às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Com a volta de Nenê e Emerson Santos como novidade no meio-campo, o Juventude iniciou a partida duelando pela posse de bola com os donos da casa. Mas, para os dois lados, os espaços no campo ofensivo demoraram a aparecer, com Thiago Couto fazendo apenas intervenções. Na primeira finalização do time alviverde, aos nove minutos, Emerson Santos arriscou de fora da área, rasteiro, ao lado da meta de Felipe Garcia.
O jogo era morno, cadenciado e o Ju passou a ficar mais tempo no ataque. Porém, faltava acertar o último passe ou os cruzamentos laterais. Após uma pausa para hidratação, o confronto teve mais chances de gol. O Tombense foi levar perigo só aos 34 minutos. Após cobrança de escanteio de Egídio, Thiago Couto saiu mal e Kleiton, na pequena área, cabeceou pra fora. Logo na sequência, em outra bola aérea na área alviverde, em falta frontal, Roger Carvalho desviou sem direção.
Aos 43, na primeira vez em que trabalharam mais a bola e encontraram espaços na defesa do Ju, os mineiros foram letais. Após lançamento longo de Matheus Frizzo nas costas do setor defensivo, Fernandão ganhou de Zé Marcos e bateu firme, no ângulo de Thiago Couto: 1 a 0.
Na resposta, já nos acréscimos, Jadson tentou o chute de fora da área, mas Felipe fez a defesa em dois tempos. Aos 49, quase o segundo do Tombense em uma reprise do primeiro. Em contra-ataque rápido, Matheus Frizzo teve liberdade e encontrou Fernandão nas costas de Zé Marcos. O chute cruzado raspou na trave e saiu pela linha de fundo.
EMPATE NO FINAL
O Juventude voltou com Kadi e Victor Andrade nas vagas de Emerson Santos e David. No primeiro lance a favor do Tombense, após cruzamento da direita, Kleiton cabeceou sobre o gol. No minuto seguinte, foi a vez de Kadi lançar Vini Paulista na área, mas o jogador alviverde, desequilibrado, finalizou pra fora.
Em um duelo mais aberto e com chances de lado a lado, o Juventude mostrou uma postura mais agressiva, mas também deu oportunidades para o rival. Aos 10, Fernandão foi lançado entre Boza e Zé Marcos e acabou derrubado por Thiago Couto na área. O centroavante estava impedido, o que salvou o time alviverde.
Aos 14, após jogada pelo lado esquerdo, Alan Ruschel cruzou para a área, Taliari desviou e Reginaldo completou para as redes com um chutaço de pé direito. Porém, o gol acabou anulado pelo VAR por conta um toque na mão de Alan no começo do lance. Mesmo com a frustração momentânea, o Ju seguiu pressionando.
Aos 27 minutos, Erick Farias entrou na vaga de Nenê para ser mais uma opção ofensiva. Em Alan Ruschel recebeu de Victor Andrade na área e bateu na rede pelo lado de fora. Aos 43, em cobrança frontal, Matheus Vargas bateu mal e acertou a barreira. Porém, no rebote, Jadson rolou e próprio Matheus Vargas acertou um chutaço no ângulo: 1 a 1 e empate no placar.
Em um ritmo alucinante, os minutos finais foram lá e cá. Primeiro, veio a chance da virada. Erick Farias recebeu no lado direito da área e bateu para o meio. Felipe Garcia espalmou para fora. No lance seguinte, foi a vez do Tombense levar perigo em um latereio. A zaga alviverde não afastou e Bruno Matias soltou uma bomba no travessão. Quase o segundo dos mineiros.
Aos 52, veio o lance que poderia dar a vitória ao Ju. Ruan avançou em velocidade e serviu Erick Farias na entrada da área. Desequilibrado, o atacante bateu torto, longe do gol.
FICHA TÉCNICA
Tombense 1x1 Juventude
Série B - 31ª rodada
Estádio Almeidão, em Tombos (MG)
Tombense
Felipe Garcia; Pedro Costa (Kevin, 20/2º), Ednei, Roger Carvalho e Egídio; Zé Ricardo, Bruno Matias, Guilherme Santos (João Pedro, 28/2º), Matheus Frizzo (Robert, 42/2º) e Kleiton (Daniel Amorim, 42/2º); e Fernandão (Keké, 20/2º). Técnico: Moacir Júnior
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Emerson Santos (Kadi, int.), Jadson, Vini Paulista (Matheus Vargas, 38/2º) e Nenê (Erick Farias, 27/2º); David (Victor Andrade, int.) e Gabriel Taliari (Ruan, 38/2º). Técnico: Thiago Carpini
Gols: Fernandão (T), aos 43min, no primeiro tempo. Matheus Vargas (J), aso 43min, no segundo.
Amarelos: Matheus Frizzo, Guilherme Santos, Kevin, Zé Ricardo (T); Emerson Santos (J).
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fábio Pereira e Cipriano da Silva Sousa. O trio é de Tocantins. Quarto árbitro: Andreza Helena de Siqueira-MG. No VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ.