O principal objetivo do Caxias na temporada foi alcançado. Em solo carioca, o time de Gerson Gusmão venceu a Portuguesa-RJ e deixou para trás o fantasma do acesso, após quatro tentativas fracassadas nos últimos oito anos. Foi o primeiro acesso nacional da história do clube, que parte agora para outro desafio: conquistar um título de campeonato brasileiro.
E o caminho do Caxias até a final foi traçado com muita emoção neste domingo (3), com a classificação do Ferroviário diante do Maranhão nas penalidades máximas. Mesmo atuando no Ceará, os maranhenses largaram na frente com um gol de pênalti no final do confronto. Gabriel Fontes marcou aos 45 minutos. Logo em seguida, o Ferroviário chegou ao gol de empate com Fernando fazendo contra aos 50. Como o jogo de ida também havia sido 1 a 1, a decisão da vaga foi para os pênaltis. E quem levou a melhor foi o Ferroviário que venceu por 3 a 0.
O primeiro confronto do Caxias com os cearenses, ainda não tem data definida pela CBF. Mas a primeira partida acontecerá em Caxias do Sul. Por ter melhor campanha na classificação geral - 46 a 33 - o Ferroviário decidirá a passagem para a final no Estádio Presidente Vargas.
Para a definição dos mandos de campo é levada em consideração a pontuação das equipes em todas as fases da competição. Na primeira, o Caxias terminou com a segunda melhor campanha do G-8 com 23 pontos. Na fases seguintes, a equipe conquistou mais 10, com duas vitórias (contra Inter em Limeira e Portuguesa, no Rio de Janeiro) e quatro empates (dois contra o Ceilândia e outros dois diante de Inter e Portuguesa, ambos no Centenário).
A outra semifinal será entre Athletic e Ferroviária. A equipe paulista empatou com o Sousa na Paraíba, neste domingo, em 1 a 1. No jogo de ida em São Paulo, a equipe havia vencido por 1 a 0. Já o Athletic perdeu em casa, no sábado (2), para o Bahia de Feira, por 1 a 0. Mas se classificou por ter vencido o jogo de ida em solo baiano por 2 a 0.
Caso avance diante do Ferroviário-CE, o Caxias terá chance de trazer a decisão do título da Série D para o Estádio Centenário se a adversária for a Ferroviária-SP. No geral, a equipe de São Paulo somou até aqui 32 pontos. Mas se o adversário for o Athletic, a segunda partida da final será em Minas Gerais, pois a equipe de São João del Rei já tem 39 pontos na classificação geral.