O dia 2 de setembro de 2023 ficará marcado para sempre como a data do primeiro acesso nacional do Caxias. O time jogará a Série C de 2024 após a classificação heroica sobre a Portuguesa-RJ, na tarde de sábado. E o que o torcedor grená mais queria era abraçar o grupo de atletas após a conquista marcante na história do clube.
O voo que trouxe a delegação pousou no Aeroporto Hugo Cantergiani às 12h07min. Mesmo com a chuva, centenas de torcedores aguardaram o desembarque. O mais aplaudido era o centroavante Eron, autor do gol de pênalti contra a Lusa e artilheiro do clube na competição, com 14 gols. "Uh, terror, o Eron é matador!" gritavam eufóricos.
— Só quero agradecer à direção, à torcida e à comissão técnica. Não dormi ainda, mas estamos aqui comemorando — revelou o jogador ao desembarcar no aeroporto.
E quem também caiu nas graças do torcedor foi o técnico Gerson Gusmão. Campeão da Série D pelo Operário-PR em 2017, o comandante pode ainda repetir o feito nesta temporada. Além de conquistar o acesso, Gerson conduziu a equipe à semifinal da competição em 2023.
— Muita felicidade e emoção. Estamos todos alegres em encontrar toda nossa torcida aqui. Agora vamos aproveitar bastante, porque o acesso foi sofrido, mas chegou a hora boa. De comemoração com o torcedor — destacou o treinador.
Por volta das 12h40, jogadores, comissão técnica e dirigentes subiram no caminhão e iniciaram a carreata pelas ruas da cidade. A primeira parada foi a Praça Dante Alighieri. Na sequência, o destino final foi o Estádio Centenário. Mais de mil torcedores recepcionaram o elenco. Os jogadores ainda pararam para tirar selfies com a torcida.
Em seguida, todos foram para o gramado do Estádio Centenário. Afinal, foi dentro de campo que o time lutou pelo acesso, e seria natural que esse seria o palco da grande festa.
Discursos emocionados
No gramado do estádio, o vice de futebol Paulo César Santos foi o primeiro a se direcionar aos torcedores na arquibancada. E o dirigente fez questão de enaltecer quem já esteve em seu lugar.
— Na chegada aqui encontrei o ex-presidente Maurício Grezzana que assumiu o Caxias numa situação extremamente difícil (2016 na Segunda Divisão Gaúcha). Vi os presidentes Roberto Antonio Delazzeri (2018) e Vitacir Pellin (2019) que nos antecederam. E poder estar agora todos unidos em prol do nosso clube do coração, não importa quem faz. O importante é que está sendo feito. E contamos com cada um de vocês pra continuar crescendo. O Caxias é gigante. Maior do que a gente imagina. E só é assim graças a cada um de vocês. Comemorem! — enfatizou Paulo César.
O zagueiro Fernando também fez questão de se direcionar à torcida. O defensor foi uma das lideranças no grupo durante a Série D:
— Quero agradecer a todos que nos capacitaram a ter essa conquista. Muitos tentaram e nós fomos os felizardos da vez. E independente de quem ficar aqui no próximo ano, nós vamos lutar por novos objetivos na Série C. Agradecer também às lideranças do grupo, à comissão técnica e ao apoio de todos vocês. E essa vitória vai ficar marcada pra sempre no coração de todos os grenás.