A consolidação do Juventude no G-4 da Série B pode ser confirmada nesta 26ª rodada. A equipe do técnico Thiago Carpini enfrenta a Chapecoense, nesta quinta-feira (31), às 21h30min, no Estádio Alfredo Jaconi. E uma vitória, além de aumentar a confiança do elenco, afasta qualquer desconfiança sobre o desempenho como mandante do Verdão na competição.
O Juventude não vence há dois jogos atuando como mandante. Foi uma derrota para o Vila Nova-GO por 2 a 0 e o empate diante do Sampaio Corrêa em 0 a 0. A dificuldade de enfrentar adversários que brigam na parte inferior da tabela é algo que o Verdão precisa acabar para seguir firme na luta pelo acesso.
— Eu acho até que o aspecto emocional dentro do nosso ambiente, em momento algum a gente tem se pressionado quanto a isso. Se não me engano, a gente vencendo a Chapecoense, nós igualamos a pontuação em casa e fora. Então, a nossa campanha é sólida e consistente. A campanha é boa. Essas dificuldades em casa, é o respeito dos adversários — comentou o técnico Thiago Carpini.
Se o Juventude não venceu os últimos dois jogos como mandante, a Chapecoense saiu vitoriosa fora de casa nos dois últimos diante do Novorizontino e Botafogo-SP. Além disso, já são três jogos de invencibilidade na Série B.
Por isso, os cuidados para o jogo da 26ª rodada devem ser redobrados pelos comandados do técnico Thiago Carpini. E os jogos recentes no Jaconi deixaram alguns ensinamentos importantes e que devem ser corrigidos.
— É um adversário que marca tão bem quanto Vila Nova e Novorizontino e com capacidade individuais de definir a partida, acima dos outros adversários. Torna-se um time competitivo e bem treinado. Com essa mudança do Claudinei e as características, elevam o nível técnico comparando com outras equipes. O cuidado precisa ser maior — avaliou o treinador alviverde.
Em casa de vitória, o Juventude chegará aos 46 pontos e atinge a primeira meta que era os 45 para não ter nenhuma chance de rebaixado. A partir disso, o foco seguirá na manutenção do G-4 para o restante da Série B.
— A semana foi produtiva. É um jogo extremamente difícil contra um adversário que vem de um período de invencibilidade. Os atletas estão conscientes do momento e da responsabilidade. Nada vai afetar, até porque não é primeira vez que isso acontece (possibilidade de sair) — mencionou o técnico.
VOLTA E MUDANÇAS
O Juventude terá o desfalque do goleiro Tiago Couto, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Léo Vieira será o substituto. No ataque, há a possibilidade da volta de David que está recuperado e voltou aos treinos.
— O David está praticamente recuperado. Ele não tem feito todos os trabalhos. Vamos conversar com o atleta e entender se existe condições, mais do que físicas, psicológicas para iniciar uma partida. Foi uma lesão muscular considerável. Eu gostaria muito de ter o David — revelou Carpini.
Sem Rodrigo Rodrigues e, agora, com a saída de Fábio Gomes, o Juventude continua com um ataque de mobilidade, sem a figura de referência. É algo que vem sendo aprimorados pelo técnico Thiago Carpini.
— A gente fez algumas adaptações durante a competição, a medida que as dificuldades estão surgindo. Estamos tentando criar alternativa, muito pelo respaldo dos atletas. Já foi assim nos últimos jogos com um ataque de mobilidade. Mesmo quando não repetimos a escalação, os jogadores sabem o mesmo comportamento e com maneiras diferentes taticamente — finalizou o técnico.