O Juventude estreia nesta quinta-feira (6) na Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) - Troféu Rei Pelé contra o São Luiz. O duelo está marcado para às 15h, na Montanha dos Vinhedos. A entrada será dois quilos de alimento não perecível.
Na última década, o Verdão conquistou dois títulos da competição regional. A Copa Laci Ughini, em 2011, e a Copa Hélio Dourado, em 2012, garantiram ao clube vaga na Série D dos anos seguintes.
Desta vez, o desafio do Ju é erguer o título e carimbar uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Como a equipe terminou o Campeonato Gaúcho em quinto, o Alviverde ainda poderá jogar a competição nacional do ano que vem se Grêmio ou Inter garantirem presença na Libertadores da próxima temporada.
Para não depender da dupla Gre-Nal, o Juventude investiu em cinco contratações para qualificar o grupo que tem como base a equipe sub-20. Os zagueiros Anderson Prestes, do Água Santa, e Ewerton, do Botafogo; o volante Vinícios, ex-Portuguesa Santista; além dos atacante Léo Reis, do Coimbra-MG, e Rafael Furtado, do Sampaio Corrêa.
Atletas com pouco espaço no grupo que disputa a Série B também fazem parte da equipe de transição e vão jogar a Copinha. São os casos do lateral Daniel Guedes, do volante Wesley Hudson, do meia Vitinho, do atacante Luiz Fernando e do centroavante Gabriel Aires. Destes, apenas Aires não deve ser titular do time de Adailton Bolzan.
Depois de assumir interinamente o Juventude, por duas oportunidades, o auxiliar permanente do clube terá a primeira grande oportunidade na carreira como treinador.
E em preparação para a competição, a equipe de Adaílton teve como principal teste um jogo-treino diante do Grêmio, em Porto Alegre, em junho. Do time que perdeu por 1 a 0, as baixas são Lucas Wingert e Rafinha. O goleiro virou reserva imediato de Thiago Couto, após a lesão no ombro de Léo Vieira. Já o meia acusou dores no púbis e está em tratamento do Departamento Médico.
A provável formação alviverde terá: Ronald; Daniel Guedes, Clébio, Anderson e Da Rocha; Wesley Wudson, Kelvi, João Trevisol e Vitinho; Luiz Fernando e Rafael Furtado.
O grupo do Juventude na Copa FGF é o B, que já teve na primeira rodada a vitória do Passo Fundo sobre o União Frederiquense, por 2 a 0.