Os apaixonados por basquete tiveram uma grande oportunidade nesta quarta-feira (26). A Serra Gaúcha recebeu uma visita ilustre. Gui Santos, ala da Seleção Brasileira de basquete, e que defendeu o Golden State Warriors na NBA Summer League, esteve em Gramado, no NBA Park, espaço temático da maior liga no mundo. O jogador, que irá disputar da Copa do Mundo em agosto, participou de uma sessão de autógrafos, realizou ações com os fãs e atendeu a imprensa.
— Estou muito feliz. É uma experiência muito bacana ver esse carinho do público aqui do Rio Grande do Sul. Um pessoal muito acolhedor e que me trataram muito bem aqui em Gramado. Feliz de fazer parte do evento e trazer esse público todo. Feliz de saber que acompanham meu trabalho — comentou em entrevista ao Pioneiro.
O brasileiro, de 21 anos e 2m02cm, faz parte do Santa Cruz Warriors, time de Golden State na G-League, que é a Liga de desenvolvimento da NBA. O sonho de disputar a maior liga do mundo está próximo. Na temporada 2022/2023, ele fez 26 jogos com 26 minutos de média, 12,7 pontos por partida e seis rebotes por confronto.
Neste mês, ele foi um dos destaques do Golden State Warriors na Summer League, torneio de pré-temporada da NBA, que foi realizado entre os dias 7 e 17 de julho, na Arena multiuso situada no campus da Universidade de Nevada, em Las Vegas. As atuações de Gui Santos impressionaram positivamente com boas atuações e ótimos números. Ele teve média de 17,25 pontos por jogo, seis rebotes por partida e 0,75 assistências.
— Eu gostei bastante da minha atuação, mas é claro que preciso melhorar muita coisa. Estou feliz com a minha atuação e pronto caso receba a oportunidade. Com certeza, o jogo contra o Lakers. Foi o jogo que não errei quase nada. Joguei muito bem e defendi muito bem, que é algo que importa muito pra eles. Fui muito consistente nos meus arremessos — relembrou.
Fazer parte de tudo isso e ver essa molecada vim até aqui pra falar comigo é muito importante. Serve de combustível pra poder desenvolver mais e ser cada vez mais exemplo pra eles.
Gui Santos é natural de Brasília, mas foi morar em Belo Horizonte para defender o Minas ainda nas categorias de base. O jogador se destacou e foi convocado para a seleção brasileira de base. No profissional, chegou ao NBB pelo Minas e chamou a atenção da seleção adulta. Sua primeira convocação foi em 2020.
Em 2021, foi eleito Destaque Jovem e Jogador de Maior Evolução do NBB. Em 2022, ganhou o prêmio de Sexto Homem do Ano. Após a campanha do terceiro lugar na Champions League das Américas 2022 e no NBB 2021-2022 com o Minas, Gui foi para os Estados Unidos treinar.
No Draft, processo de escolha das franquias para entrar na NBA, ele foi escolhido pelo Golden State Warriors na 55ª posição. Era o começo de uma trajetória que o transformou de um nome desconhecido no basquete mundial para um talento a ser lapidado e uma referência para os jovens apaixonados pelos Esporte.
— É muito tranquilo. Eu sei que faz parte do processo. Fazer parte de tudo isso e ver essa molecada vir até aqui pra falar comigo é muito importante. Serve de combustível pra poder desenvolver mais e ser cada vez mais exemplo pra eles. Meu sonho é me estabilizar na NBA e fazer minha carreira sólida na liga — analisou.
RUMO A COPA DO MUNDO
Agora, Gui Santos também passa a pensar na Seleção Brasileira com foco na vaga olímpica. Ele foi convocado pelo técnico Gustavo De Conti para a disputa da Copa do Mundo FIBA. A competição começa no dia 25 de agosto e termina no dia 10 de setembro.
O torneio será disputado em três sedes diferentes: Manila, nas Filipinas; Okinawa, no Japão, e Jacarta, na Indonésia. O Brasil está no grupo G (Espanha, Irã e Costa do Marfim), com jogos em Jacarta. Na segunda fase, a seleção enfrenta adversários do grupo H: França, Canadá, Letônia e Líbano.
A Copa do Mundo vale vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para garantir presença, o Brasil precisa terminar a competição com pelo menos segunda melhor campanha das Américas no torneio. Os concorrentes são: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.
— Estou muito ansioso. Representar a amarelinha é muito diferente do que qualquer outra coisa. Pra mim, será uma honra muito grande. Me sinto pronto e que eu possa ajudar o time de uma maneira eficiente. Vamos classificar para a Olimpíada. Tenho certeza — finalizou.
EVENTO NO NBA PARK
A Presença de Gui Santos no NBA Park Gramado mobilizou os fãs do jogador e de basquete. Cerca de 1,2 mil pessoas passaram pelo espaço temático durante o dia. Entre eles, Cauã Torquato, 16 anos, natural de São Ludgero, Santa Catarina, mas está na cidade. Ele chegou uma hora e meia antes do evento. Foi o terceiro da fila e o primeiro a receber um autógrafo do jogador.
—Eu adorei conhecer ele. Fiquei nervoso no começo. O cara joga no maior time da NBA e eu estava nervoso, mas ele me deixou tranquilo. Ele foi muito gente boa. Gostei muito de conhecer ele. O homem joga muito. Cheguei cedo para ficar bem na frente da fila — comentou Cauã.