Vai começar o segundo turno da primeira fase da Divisão de Acesso. Serão sete partidas para cada clube definir o seu futuro na competição. Os três times da Serra, que vivem situações diferentes na tabela de classificação, entram em campo neste final de semana.
O primeiro a jogar é o Veranópolis, que enfrenta o Monsoon, neste sábado (3), às 15h, no Parque Lami. A equipe da Serra está na última colocação com apenas quatro pontos no grupo A. Na rodada passada, em casa, perdeu de virada para o mesmo adversário por 2 a 1. O VEC buscará, no segundo turno, deixar a zona de rebaixamento e se aproximar dos G-4. Na primeira parte da competição, teve somente uma vitória em sete partidas.
Também no sábado, às 19h, o Glória encara o Tupi, no Altos da Glória, em Vacaria. A equipe do técnico Gabriel Dutra vem de empate fora de casa, 1 a 1, contra o rival de Crissiumal. Atualmente, ocupa a sexta colocação com oito pontos, dois a menos que o primeiro time no G-4, que é justamente o Tupi. Uma vitória faz o Leão da Serra ultrapassar o adversário.
Por último, no domingo (4), às 15h30min, o Brasil-Fa enfrenta o União Frederiquense, no estádio das Castanheiras para se manter na vice-liderança da competição. Os dois times estão separados por um ponto na classificação. E, na rodada passada, o rubro-verde venceu fora de casa por 1 a 0.
A Divisão de Acesso apresenta jogos de ida e volta na primeira fase. Os 16 clubes participantes estão divididos em duas chaves regionalizadas. Avançam para próxima fase os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas. Dois clubes sobem para o Gauchão 2024.