O Juventude enfrenta a Chapecoense, no próximo domingo (21), às 11h, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. E o confronto marca a estreia do técnico Thiago Carpini no comando alviverde. O novo comandante precisa quebrar um tabu recente: os últimos seis técnicos, sem contar interinos, que passaram pelo Ju não venceram o primeiro jogo.
Foi assim com Pintado, Celso Roth, Umberto Louzer, Eduardo Baptista, Jair Ventura e Marquinhos Santos. Nenhum estreou com vitória no comando do Juventude. Ao todo, foram quatro derrotas e dois empates. O último a estrear com vitória foi Pintado, na primeira passagem pelo Ju em 2020, quando venceu o clássico diante do Caxias por 2 a 0, pelo Campeonato Gaúcho.
No retorno ao Juventude, neste ano, Pintado iniciou sua segunda passagem pelo clube com derrota na primeira rodada da Série B para o Botafogo-SP, por 2 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi. O treinador anterior, que iniciou a temporada, foi Celso Roth. No primeiro jogo pelo Ju, perdeu para o Coritiba no Brasileirão do ano passado, por 1 a 0, em Caxias do Sul.
Os melhores resultados nas últimas estreias foram de Umberto Louzer e Jair Ventura. O primeiro empatou com o São Paulo em 0 a 0, no Morumbi. O segundo ficou no empate sem gols com o Ceará no Estádio Alfredo Jaconi.
Thiago Carpini terá o desafio de mudar a lógica na sua estreia no comando alviverde. O treinador foi contratado para substituir Pintado, que foi demitido após o início ruim na Série B do Brasileirão.
ESTREIAS DOS ÚLTIMOS TREINADORES
PINTADO
Série B: Juventude 1x2 Botafogo-SP (2023)
CELSO ROTH
Série A: Juventude 0x1 Coritiba (2022)
UMBERTO LOUZER
Série A: São Paulo 0x0 Juventude (2022)
EDUARDO BAPTISTA
Gauchão: Brasil-Pel 1x0 Juventude (2022)
JAIR VENTURA
Série A: Juventude 0x0 Ceará (2021)
MARQUINHOS SANTOS
Gauchão: Inter 1x0 Juventude (2021)
PINTADO
Gauchão: Juventude 2x0 Caxias (2020)