A tarde de domingo foi de festa para as mamães grenás no Estádio Centenário. O Caxias manteve a invencibilidade, em casa, na Série D do Brasileirão. O time derrotou o Concórdia-SC pelo placar de 2 a 0. Galvan e Eron balançaram as redes na estreia frente ao seu torcedor pela segunda rodada. O último revés foi em 2021 para o Esportivo.
Com a vitória, o Caxias somou os três primeiros pontos na competição nacional. No próximo final de semana, o grená viaja a São Leopoldo. No domingo, às 16h, os comandados de Tcheco enfrentam o Aimoré, no primeiro confronto gaúcho do time da Serra pela Série D.
O JOGO
O jogo começou as duas equipes buscando espaços. Logo aos três minutos, Rodriguinho apareceu entre a linha de três do Caxias, usada na saída de bola. O camisa 9 do Concórdia ingressou na área, em velocidade, mas Ricardo Lima se recuperou e cortou a conclusão com um carrinho. Se não fosse o zagueiro grená, o atacante adversário teria uma chance clara de gol na cara do goleiro André Lucas. Aos 11 minutos a primeira chance grená. O goleiro Sidão errou a saída com os pés, mas Diego Rosa não soube aproveitar pelo lado esquerdo do campo. Na finalização, a bola foi nas mãos de Sidão.
Aos 23 minutos, o técnico Tcheco foi forçado a fazer uma substituição que não estava planejada. Marcelo saiu mancando e entrou Adriel na lateral direita. Em um jogo mais disputado e com poucas chances, Eron achou uma falta frontal. Na batida, Jonathan chutou e a bola desviou na barreira. Sidão ainda completou para escanteio. Na sequência, a bola sobrou para Diego Rosa, que de cabeça escorou para Galvan. No bico da meta, o camisa 7 soltou uma paulada e o goleiro Sidão aceitou no meio do gol. Festa na arquibancada grená, 1 a 0 para o Caxias, aos 32 minutos.
Após o gol, o Concórdia não levou perigo ao Caxias. O time de Tcheco dominou as ações do meio-campo, mas enfrentava dificuldades para criar, muito pela falta de extremas de origem e pela forte marcação da equipe catarinense. Aos 43, Eron tentou um chute colocado na meia-lua. A bola passou perto do travessão. O grená foi para o vestiário com placar favorável e aplausos da torcida.
ETAPA FINAL
O Caxias voltou do intervalo sem alterações. Aos 4 minutos, em jogada pessoal, Galvan ganhou do marcador na linha de fundo, cortou para dentro da área e arrematou. A bola desviou e forçou a saída do goleiro Sidão para defender. O arqueiro não teve a mesma sorte no lance seguinte. Aos 8 minutos, Sidão resolveu sair com os pés e tentou driblar Eron. Contudo, o camisa 9 grená roubou a bola do goleiro, que se atrapalhou. O centroavante empurrou para o gol para ampliar a vantagem grená, 2 a 0.
Aos 17 minutos, a primeira defesa do goleiro André Lucas no jogo. Em cobrança de falta, Lucas soltou uma bomba mais pelo lado esquerdo das proximidades da área grená. Atento, André salvou. Nos 10 minutos seguintes, o Concórdia esboçou uma reação com as alterações promovidas pelo técnico Itamar Schulle, mas sem sucesso.
Buscando oxigenar o time, aos 30 minutos, Tcheco promoveu as entradas do centroavante Marcão, o meia Oya e o volante Elyeser. Saíram respectivamente, Eron, Peninha e Marlon. O Caxias seguiu sem sofrer defensivamente. A equipe do Caxias apostava na velocidade, principalmente com Marcelinho pelo lado direito. Aos 43, Jonathan ainda arriscou de longe, mas a bola subiu demais. Administrando o jogo nos minutos finais, o duelo terminou com vitória do Caxias por 2 a 0 e comemoração na arquibancada.
FICHA TÉCNICA
2ª Rodada - Série D 2023
Estádio centenário - Caxias do Sul
Caxias 2x0 Concórdia-SC
CAXIAS
André Lucas; Marcelo (Adriel 23/2º), Dirceu, Ricardo Lima, Jonathan; Marlon (Elyeser 30/2º), Marciel, Peninha (Oya 30/2º); Diego Rosa (Marcelinho 6/2º), Galvan e Eron (Marcão 30/2º). Técnico: Tcheco
CONCÓRDIA
Sidão; Miguel, William Alves, Perema e Tetê; Robson, Arez (Lucas Intervalo) e Hector (Derick 18/2º); Claudinei (Caio 32/2º), Silas (João Intervalo) e Rodriguinho (João 18/2º). Técnico: Itamar Schulle
Gols: Galvan aos 32 minutos do primeiro tempo; Eron aos 8 minutos do segundo tempo ampliou para o Caxias;
Cartões amarelos: Robson (Co), Diego Rosa (Ca), Lucas (Co), Adriel (Ca)
Arbitragem: Felipe da Silva Goncalves Paludo (RJ), auxiliado por Fagner Bueno Cortes (RS) e Claiton Timm (RS). O quarto árbitro será Anderson da Silveira Farias.