A direção do Juventude optou por uma solução caseira para dirigir a equipe que inicia a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol - Troféu Rei Pelé, em 14 de junho. Depois de anunciar que partiria para a escolha de um treinador com experiência na competição regional, o clube decidiu que o investimento seria muito alto e, além disso, alguém que está na casa conheceria melhor o perfil dos atletas da base e do elenco principal que podem ser aproveitados.
Por isso, o auxiliar Adaílton Bolzan será o técnico do Juventude na Copinha do segundo semestre. O profissional já trabalhou na base alviverde e, nesta temporada, dirigiu o time principal em quatro partidas. Pelo Gauchão foram duas vitórias (3 a 1 sobre o Esportivo e 1 a 0 no Brasil) e um empate, em 2 a 2, no Ca-Ju, do Estádio Centenário. Pela Série B, Adaílton comandou o Ju na derrota por 1 a 0 para o Mirassol, pela sexta rodada, antes da chegada de Thiago Carpini.
O clube também anunciou que o preparador físico será Ricardo Neves. O Ju estreia contra o São Luiz. A partida ainda não tem data e horário confirmados pela FGF, mas está prevista pela tabela básica no dia 14 de junho. A casa do Ju na Copinha será em Bento Gonçalves, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Já o elenco será formado por atletas do plantel profissional que precisam aumentar minutagem, e jogadores do time sub-20. A ideia é contar com cerca de 25 profissionais, com possibilidade de haver contratações pontuais de atletas que possam ser observados para o time principal nesta temporada ou na próxima.
O grupo do Juventude tem quatro equipes. Além do Papo, compõem a chave União Frederiquense, Passo Fundo e São Luiz. O título da competição dará vaga na Copa do Brasil de 2024.