Se as pretensões do Juventude mudaram drasticamente de 2021 para 2023, muito passa pela nova coordenadora do departamento feminino. Em 2022, Renata Armiliato assumiu a função, promoveu uma reformulação no grupo de atletas e trouxe uma nova comissão técnica. O trabalho, em cerca de um ano, rendeu o primeiro acesso nacional neste sábado (27). Nos pênaltis, as Gurias Jaconeras passaram para o Pinda e garantiram vaga na Série A-2.
— Acredito que isso é trabalho em equipe. Ninguém faz nada sozinho. Eu, se tivesse assumido e não tivesse trazido o Luciano (Brandalise, técnico) para junto desse projeto. Se o Luciano não tivesse trazido o Cris (Giacomoni, preparador físico), se não tivesse trazido o Rodrigo (Pizzamiglio, analista de desempenho), o Gabi (Rosano, preparador de goleiras), não conseguiríamos chegar a lugar nenhum. Então, essa é a chave para a nossa ascensão, para o nosso trabalho, é a união que temos dentro da nossa comissão. O clube ajudou também no quesito de manter os nossos orçamentos, de conseguir dar condições cada vez melhores para o futebol feminino do Juventude — complementou:
— Claro que tem muita coisa ainda para melhorar, mas eu acredito é que aos pouquinhos. Estamos fazendo um trabalho de formiguinha e confesso que não esperava uma ascensão tão rápida. Estávamos prevendo esses momentos para uns três anos. Então, conseguimos em um ano subir bastante e eu espero que o clube, que as atletas, que a torcida, entenda e nos ajude a subir junto.
Na sequência da temporada, as Gurias Jaconeras ainda disputarão as fases finais da Série A-3 o Gauchão. O objetivo, agora, é buscar algo a mais.
— Acho que uma equipe que se acomoda num lugar não evolui. Então, a gente sempre espera algo a mais. Eu acredito que a torcida também sempre espera crescer. Então, a gente não pode prometer coisas, mas vindo da comissão e das atletas, pode ter certeza que sempre vamos querer lutar e querer um pouco a mais e do que nos anos passados.
O próximo jogo no profissional será diante do Mixto-MT, com primeiro duelo com mando alviverde.