O técnico Thiago Carvalho encerrou o seu ciclo no Caxias após 330 dias no comando Grená. Com Thiago, o time chegou aos jogos do acesso à Série C na temporada passada, mas perdeu para o América-RN. Já em 2023, o grená atingiu todos os objetivos elencados pela direção no Gauchão e ainda chegou à final, mas acabou com o vice-campeonato diante do Grêmio.
Sem Thiago Carvalho, o elenco voltou aos treinos na quinta-feira (13) no Estádio Centenário. Na próxima semana chega o novo comandante, Tcheco. Antes de deixar Caxias do Sul, o ex-treinador falou sobre a sua saída. Ele revelou que recusou uma primeira proposta do time potiguar, mas a segunda investida foi irrecusável, com contrato de dois anos e salário três vezes maior.
— Teve uma proposta do América, onde eu recusei. Encontrei a direção do Caxias na quarta de noite, mostrei que tinha recusado, mas que eles fariam outra posposta. O Caxias cogitou uma situação de renovação bem menor do que recusei do América, mas tinha ideia de continuar aqui. Contudo, o América fez uma proposta melhor, projeto de dois anos, o clube vai me dar condição de ser campeão da Série C e continuidade para o outro ano. É um processo de reformulação do clube e tudo isso me chamou a atenção — revelou.
Conforme Thiago Carvalho, hoje, o Caxias não teria condições de fazer algo parecido com que o América lhe propôs. O clube do Rio Grande do Norte está no caminho de virar SAF. O grupo Hype S/A pretende investir R$ 174 milhões em cinco anos, por 90% da sociedade anônima. Entre os motivos para a saída de Thiago, o investimento para ser campeão da Série C.
— Projeto é muito interessante, melhor na minha visão pelas condições que vou ter de ser campeão. Sou um cara que busca isso e essa condição vou ter no América. Tem uma valorização bem grande para toda minha comissão e isso no trabalho faz diferença, isso faz parte e todos sempre vão escolher o melhor. É um conjunto de fatores que me fez aceitar — comentou Thiago Carvalho.
POSSÍVEIS INDICAÇÕES DE ATLETAS DO CAXIAS
Geralmente, todo o treinador indica atletas de sua confiança quando chega em um novo clube. No Caxias, o goleiro Bruno Ferreira foi titular em todos os jogos com a camisa grená. Ele pode entrar em uma lista de indicações de Thiago ao América. Questionado se irá sugerir atletas do Caxias, ele não descartou.
— Sim, é normal ter alguns jogadores de confianças. Estou saindo do Caxias com o clube ganhando um valor muito legal. Isso é difícil de acontecer. Não estou saindo do clube abandonando, tem um retorno de rendimento do que foi feito e do que o clube precisava. Essa condição de saída com retorno financeiro para ter caixa para contratar, assim como a venda do Jean. Se algum jogador sair do Caxias vai sair só com essa possibilidade e o clube terá rendimentos. Assim é o mercado do futebol — disse Thiago Carvalho, que completou sobre a sua saída:
— Às vezes, a gente fica chateado pelo jeito que talvez até o clube conduz uma saída nossa. Parece que saímos de qualquer jeito. As coisas não são assim, faz parte do processo do futebol e das escolhas da vida. Fui muito feliz no Caxias e pode ter o desejo em algum jogador, mas só vai acontecer caso tenha o pagamento. Isso é normal. Tem o contexto do América, no que precisa, orçamento para poder direcionar o que preciso lá — finalizou.