Eliminado na Copa do Brasil sub-17 logo na primeira fase para o Gramadense, a equipe do Juventude iniciou a caminhada no Campeonato Gaúcho da categoria. O Verdão é o atual campeão do Gauchão da categoria e conquistou o título de forma invicta, no ano passado. Em 14 partidas, o Ju somou 10 vitórias e quatro empates. Bastou uma partida no Estadual 2023 para a invencibilidade alviverde na competição acabar. Diante do Grêmio, no sábado (1º), a equipe do técnico Sandro Resende foi superada por 2 a 0, no estádio Abramo Randon, em Caxias do Sul.
O equilíbrio marcou os minutos iniciais do confronto. Os dois times não criaram muitas situações de gol. Com mais posse de bola, o Grêmio não era efetivo no ataque. A primeira chance do jogo foi alviverde, na finalização de Miguel, de fora da área, defendida pelo goleiro gremista. Os visitantes abriram o placar, antes do intervalo, com Barbosa.
O Juventude voltou melhor no segundo tempo e criou boas chances para empatar. Logo aos dois minutos, Luan cruzou e Kauã, na pequena área, parou no goleiro. Aos sete, Miguel fez jogada pela esquerda e encontrou Henrique na entrada da área. O camisa 10 bateu firme, mas a bola saiu perto do travessão. Nos minutos finais, o Grêmio ampliou, com gol contra de Folmer.
Pela segunda rodada, o Juventude volta a campo no dia 15 de abril, diante do Cruzeiro, na Arena, em Cachoeirinha.