No dia em que anunciou Nenê como uma das maiores contratações recentes de sua história, o Juventude confirmou também a saída de mais dois atletas do elenco. O lateral-esquerdo Guilherme Guedes e o meia Gabriel Tota não jogarão a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Verdão.
Com contrato de empréstimo até o fim de novembro, Guedes foi devolvido ao Grêmio. O Ju não terá despesas, uma vez que cedeu o Estádio Alfredo Jaconi, sem custos, para o Tricolor mandar seu primeiro jogo pelo Brasileirão contra o Santos, no domingo (16). O atleta perdeu espaço com a chegada de Romário. Para a posição ainda estão no grupo Alan Ruschel, que não tem permanência garantida, e o jovem Da Rocha, da base.
Guilherme Guedes sofreu uma lesão muscular na coxa durante um treinamento durante a intertemporada e desfalcou a equipe na últimas três semanas. Como o prazo de transferências da janela brasileira se estendeu até o dia 20, o atleta se recuperou a tempo e foi devolvido ao Tricolor após nove jogos, nenhum gol e uma assistência.
Já o meia Gabriel Tota foi contratado junto ao Mirassol no ano passado e chegou com o cartaz de quem havia sido o destaque do clube na Copa São Paulo. Mas o atleta atuou em apenas 13 jogos, com um gol.
Tota está sendo emprestado ao Ypiranga para a disputa da Série C. O meia tem contrato com o Alviverde até 2025.
Já haviam deixado o elenco o volante Kelvi, emprestado ao Pysandu, e o centroavante Samuel Granada, devolvido ao Fluminense, que depois o emprestou ao Volta Redonda.
Novas saídas devem acontecer nos próximos dias. E a ideia da direção é de que os mais jovens iniciem a preparação para a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol, com início previsto para junho. Para o Juventude, ser campeão da Copinha representará vaga direta à Copa do Brasil de 2024, sem precisar da ajuda da dupla Gre-Nal no Brasileirão.