Para substituir Bruno Ferreira, eleito o melhor goleiro do Campeonato Gaúcho, o Caxias foi em busca de um jovem promissor para a camisa 1. Pedro Paulo, 24 anos, natural de Natal-RN, já treina com o grupo de atletas do Caxias para a Série D do Brasileirão. O jogador estava no Atlético Goianiense na segunda divisão Nacional. Ele chega com contrato até o final de 2024 e admite que a proposta do grená lhe pegou de surpresa.
— A princípio me pegou de surpresa, foi em uma terça-feira estava descansando e o pessoal do Atletico-GO entrou em contato comigo falando sobre esta proposta. Falei com o empresário, família e esposa. Vi com bons olhos e vai ser uma trajetória vitoriosa — disse Pedro, que já projeta uma Série D difícil devido ao seu formulismo:
— Eu não conhecia o Caxias por dentro. Joguei aqui uma vez e chegando aqui me surpreendi com a estrutura. Um clube bem estruturado, estou feliz de estar aqui. Vai ser um desafio difícil a Série D. Das quatro séries é a mais difícil pela competição, não digo pela questão técnica. São 64 equipes para subir quatro. Do preparo que será feito, com união e trabalho vamos conseguir esse acesso tão esperado.
Questionado se chega com o status de titular, ele descarta o rótulo. O jovem adota cautela e prefere o discurso de disputa com os demais colegas de grupo, como os goleiros André Lucas e Guilherme Nunes.
— Prefiro descartar essa questão de ser titular. O Caxias tem bons goleiros, como o André e os dois meninos da base. Vai ser uma competição sadia. Se eu jogar vou dar o melhor, é natural. Fico feliz pela trajetória do Bruno. Futebol é assim, foi bem aqui e conseguiu voos maiores — contou Pedro, que garante estar bem fisicamente:
— Vinha treinando lá, fazendo a temporada pelo Atlético, não estava parado. Chego aqui inteiro, não precisa fisicamente nada. Certo que vou fazer alguns testes, natural, mas fisicamente estou bem.
MELHOR MOMENTO E CARACTERÍSTICAS
Na temporada de 2022, Pedro Paulo viveu o seu melhor momento na carreira. Foram 33 jogos defendendo as cores do ABC-RN. Campeão estadual, ele foi peça importante do acesso à Série B do Brasileirão. Devido ao sucesso, saiu antes do quadrangular final do acesso, pois recebeu a proposta irrecusável do time de Goiás.
— Foi o melhor momento da minha carreira, tanto no estadual quando fomos campeões e fiz parte do acesso, sai antes do quadrangular, mas joguei a primeira fase inteira da Série C. Espero aqui fazer uma história melhor ainda, espero dar continuidade e fazer história no clube.
O antigo camisa 1 do Caxias tinha como característica o jogo com os pés. A construção desde o goleiro era uma marca do antigo técnico grená, Thiago Carvalho. Com Tcheco, a bola não deve voltar tantas vezes para o goleiro. Contudo, Pedro Paulo se diz um goleiro completo.
— Me considero um goleiro completo, tenho todas as caracteristicas básicas de goleiros, tenho uma boa saída do gol, com os pés consigo jogar bem. O pessoal vê hoje que jogar com os pés de saber driblar um atacante, não é isso. É dar um bom passe, ter um bom dominio, uma bola longa boa. Me considero ter isso fora outras que me considero um goleiro muito bom.