A CBF divulgou nesta terça-feira (11) a tabela detalhada do Brasileirão Feminino A-3, que terá participação do Juventude. A competição se inicia no próximo dia 22 e contará com a presença de 32 equipes lutando pelas quatro vagas à segunda divisão do futebol feminino. Desde a fase inicial, o campeonato será disputado em mata-matas, com partidas de ida e volta.
Único representante do futebol gaúcho na competição, o Juventude estreará diante do Criciúma. Por conta do ranking de clubes, o Alviverde será mandante do primeiro jogo e decidirá a vaga à segunda fase atuando fora de casa. O confronto de ida está marcado para 23 de abril, às 15h, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A volta ocorre no domingo seguinte, dia 30, às 15h, no Heriberto Hilse.
Se passar pela equipe catarinense, o Juventude enfrentará o vencedor de Operário-MS e Toledo na segunda fase. Para subir, o Alviverde terá de chegar às semifinais.
Jogo longe do Jaconi
Desde o final da última temporada, com o título do Interior no Gauchão, o Juventude coloca como meta o acesso à Série A-2 do Brasileirão. No entanto, mesmo assim, o clube optou por mandar a partida de estreia da competição nacional em Bento Gonçalves, a cerca de uma hora de Caxias do Sul.
De acordo com o Juventude, após o jogo do time masculino contra o Botafogo-SP, pela primeira rodada da Série B, será realizado o plantio de azevém no gramado do Alfredo Jaconi. Ainda conforme o clube, por conta disso, o gramado deverá ficar inutilizado por 15 dias, impossibilitando o jogo do time feminino.
Em março deste ano, a reportagem de GZH conversou com o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, e ele explicou as manutenções pelas quais o gramado estava passando. Mas reiterou que, sempre que possível, as Esmeraldas poderiam atuar no Alfredo Jaconi.
— Se a gente consegue ter um intervalo possível de recuperação do gramado entre o jogo masculino profissional com o do feminino, não vejo problema para que tenhamos jogos do feminino no Jaconi — complementou, à época:
— Se eu não me engano, é a cada três dias (o intervalo). E se não tiver chuva. Agora, em abril, vamos passar por mais um trabalho que temos de plantar grama de inverno. Então, não poderia nem jogar, mas isso acontece todo ano.
Desde a reabertura do departamento, em 2021, o time feminino atuou em apenas duas oportunidades no palco principal do clube. Em ambas, venceu.
Confrontos da primeira fase
- Tiradentes-PI x Polivalente-TO
- Aliança-GO x Mixto-MT
- Vila Nova-ES x Uberlândia-MG
- São Bernardo-SP x Pinda-SP
- Toledo-PR x Operário-MS
- Estanciano-SE x Acacuã-AL
- Doce Mel-BA x Astro-BA
- Recanto-AM x Tarumã-AM
- Capital-DF x Ceilândia-DF
- Vasco x Pérloas Negras-RJ
- Criciúma x Juventude
- Ypiranga-AP x Remo-PA
- Cefama-MA x Iape-MA
- Náutico-PE x Guarani-CE
- VF4-PB x Mixto-PB
- São Raimundo-RR x Assermburb-AC