Antes do Campeonato Gaúcho começar a direção do Caxias havia traçado como objetivo estar entre os quatro primeiros, ser melhor o interior e garantir vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2024. O time foi além. Atingiu todas essas metas e chegou na grande final do Gauchão. Em dois jogos contra o Grêmio, o Caxias empatou em 1 a 1 o primeiro duelo e perdeu o segundo. A derrota por 1 a 0, em Porto Alegre, deixou o clube com o vice-campeonato.
Agora, a direção virou a chave e pensa na sequência da temporada. Em maio, o Caxias tem o começo da Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia está prevista para o final de semana de 6 e 7 e o primeiro adversário é o São Joseense-PR, fora de casa.
Após o vice do Estadual, o grupo de jogadores do Caxias ganhou folga. O elenco se reapresenta somente na quinta-feira ( 13), no Estádio Centenário. Até o momento, a única baixa entre os titulares é o atacante Jean Dias, que se transferiu para o Inter com o pagamento da multa rescisória. O atacante Richard também não deve ter seu contrato renovado.
Após o jogo na Arena, o presidente Mario Werlang demonstrou total confiança na comissão técnica, liderada por Thiago Carvalho, e disse que o treinador está dentro do planejamento de chegar à Série B do Brasileirão em 2025.
— A partir de quinta-feira começamos o trabalho da Série D e vamos buscar o acesso que é o nosso objetivo principal do ano. A comissão técnica está conosco dentro do planejamento de estar na Série B em 2025. Nós temos alguns jogadores que vão sair e outros vão chegar, isso é normal no futebol. O Caxias está preparado para seguir em frente e fazer um belo campeonato na Série D — declarou o presidente do Caxias.
Na reapresentação, três reforços deverão chegar no Estádio Centenário. A prioridade é para o ataque. O clube busca dois extremas para suprir as saídas de Jean Dias e Bustamante. Existe ainda a possibilidade de o clube buscar um zagueiro, um volante e um meia para ser alternativa ao camisa 10 Peninha.