Os primeiros meses do ano estão sendo movimentados para os pilotos de voo livre do Rio Grande do Sul. Depois de competições pelo Estado e a Copa do Mundo de Parapente, no Espírito Santo, chegou a vez dos atletas da Serra voarem pelos céus de Minas Gerais, onde ocorre a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, em Governador Valadares. A competição inicia no próximo sábado (1º) e segue até 8 de abril.
Os pilotos da Serra que disputarão a competição nacional no parapente são: Mauro Caberlon (Gramado), Luiz Carlos Fagundes (Caxias do Sul), Valter Postali (Caxias do Sul), Jair Scussiato (Caxias do Sul), Alessandro Tiecher (Caxias do Sul) e Daniel Geisse (Pinto Bandeira).
— Nós, gaúchos, somos conhecidos pela capacidade e estratégia de voar em equipe. Os 18 pilotos que representam o RS vêm de uma excelente temporada de treinos e competições. Como é a primeira de duas etapas, precisamos pensar nos resultados da etapa, mas principalmente estar focados em realizar pontuações elevadas a cada dia de prova, pois a soma das provas dessas duas etapas, considerando os descartes, é que definirão os campeões brasileiros de 2023 — afirmou o presidente da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), Flávio Pinheiro.
Após as disputas dos campeonatos em ares mineiros, o calendário prevê a realização do Sul-Brasileiro de Parapente entre os dias 21 a 23 de abril, na cidade de Tangará, em Santa Catarina.