O Campeonato Gaúcho e Sul-Brasileiro de Parapente 2022, coloriu o céu de Sapiranga, no Vale do Sinos, durante o último final de semana (10 e 11). O Morro Ferrabraz, ponto turístico da cidade, foi o cenário de corridas pelos ares durante dois dias.
Com o clima favorável para o bom andamento do torneio, todos os vencedores de diferentes categorias foram definidos. A conclusão do evento foi celebrada pelos responsáveis: a Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), com apoio da Prefeitura de Sapiranga, e chancela da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL).
— Estamos muito felizes porque fechamos a temporada de 2022 com chave de ouro aqui em Sapiranga. Para nós, foi um prazer muito grande ter recebido pilotos de vários estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, e a turma forte do Sul-Brasileiro, com atletas do Paraná, Santa Catarina e os nossos pilotos gaúchos. Foram mais de 100 atletas participando — destacou o presidente da FGVL, Flávio Pinheiro.
Em seguida, o presidente afirmou que as tendências climáticas não eram tão favoráveis antes das competições:
— A previsão não mostrava ser boa, com possibilidade de chuvas e tormentas, mas fomos persistentes, acreditamos na evolução da condição do tempo e tivemos provas maravilhosas. No sábado (10), tivemos uma prova de quase 50 quilômetros. E no domingo (11), foram 58 quilômetros, com duas idas até Igrejinha, sobrevoando ainda Parobé — detalhou Pinheiro.
Vencedores do Sul-brasileiro por categoria
- Categoria Open - 1º Caio Buzzarello (SC); 2º Luciano Horn (RS) e 3º Hilton Benke (PR)
- Categoria Serial - 1º Rafael Goes (PR); 2º Alessandro Tiecher dos Santos (RS) e 3º Vinicius Bianchi Malacarne (ES)
- Categoria Sport - 1º Osvaldo Pessoa da Silva Junior (RS); 2º Richard Dourado (RS) e 3º Lucas Axelrud (RS)
- Categoria Sport Light - 1º Osvaldo Pessoa da Silva Junior (RS); 2º Lucas Bonfadini (RS) e 3º Henrique Carcereri (PR)
- Categoria Feminino - 1º Raquel Canale (PR); 2º Muriel Aparecida de Souza (RJ) e 3º Raquel Venceslau (PR)
Vencedores do Campeonato Gaúcho por categoria
- Categoria Open - 1º Luciano Horn (AGVL/Sapiranga); 2º Jarbas Batista de Mello (AGVL/Sapiranga) e 3º Gilberto Foss Jr. (CSGVL/Gramado)
- Categoria Serial - 1º Flávio Pinheiro (AGVL/Sapiranga); 2º Angelo Santos (AGVL/São Leopoldo) e 3º Daniel Geisse (AVTVL/Bento Gonçalves)
- Categoria Sport - 1º Richard da Silva Dourado (AGVL/Porto Alegre); 2º Lucas Axelrud (AGVL/Porto Alegre) e 3º Robson Pachaly (AAVL/Agudo)
- Categoria Sport Light - 1º Osvaldo Pessoa da Silva Junior (CNA/Caxias do Sul), 2º Rolf Pachaly Filho (AAVL/Agudo) e 3º Henrique da Rosa (AGVL/Alvorada)
As categorias sul-brasileiras somam os pontos desta etapa em Sapiranga com outra disputada em Tangará, Santa Catarina. Já na gaúcha, foram outras seis etapas em 2022, contando com as cidade de Rolante, Nova Petrópolis, Igrejinha, Agudo e Encantado.
As competições de voo livre retornam no final de janeiro de 2023, com a retomada do Campeonato Gaúcho de Parapente. Em breve o calendário será divulgado pela FGVL.