Setenta dias após a estreia do Campeonato Gaúcho, o Caxias novamente terá o Grêmio pela frente, mas as circunstâncias serão bem diferentes. No dia 21 de janeiro, o Estádio Centenário recebia o Tricolor para a abertura do Gauchão. Na ocasião, era a primeira amostra do novo elenco formado pelo técnico Thiago Carvalho, com os 21 atletas contratados para a temporada.
No próximo sábado (1º), a equipe grená enfrentará o Grêmio pela partida de ida da final do Gauchão. Daquela escalação da estreia para o time que deve iniciar a decisão, são apenas duas mudanças. Na abertura, o técnico do Caixas, Thiago Carvalho, colocou em campo Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Jonathan; Moacir, Marciel, Peninha; Diego Rosa, Jean Dias e Eron.
Para o jogo do próximo sábado, às 16h30min, na partida de ida da final do Gauchão, o Caxias não terá Marciel, suspenso. Assim, Marlon deve formar dupla com Moacir. Ao longo da primeira fase, o lateral-esquerdo Jonathan perdeu espaço com uma lesão no joelho. Dudu Mandai ganhou a vaga. Nas demais posições, não devem ocorrer mudanças.
Na época, o time de Renato Portaluppi venceu pelo placar de 2 a 1. O grená saiu na frente, mas sofreu a virada com Luis Suárez. Passados 12 jogos, a equipe de Thiago Carvalho não perdeu mais no Estadual. Foram cinco vitórias e sete empates.
O centroavante Eron comentou em que aspectos o Caxias evoluiu desde a estreia do Gauchão:
— Os números estão ai, né? A gente vem de 12 jogos sem perder e fizemos uma grande competição. Perdemos apenas na estreia para o próprio Grêmio. Nós não estávamos tão entrosados como estamos hoje. Então, o entrosamento vai ser bem importante para a gente nesses dois jogos, mas sabemos que eles também evoluíram. Nós vamos buscar esse título dentro dos 180 minutos — declarou Eron, que completou sobre as características do adversário:
— Eles têm um toque de bola e uma flutuação melhor ali por dentro. Então, nós vamos trabalhar essa semana, ver o que o Thiago vai falar para buscar marcar bem e, como eu falei, aqui dentro de casa conseguir a vitória, que vai ser importante para nós sermos campeões gaúchos.