Dos 19 gols marcados pelo Caxias na primeira fase do Campeonato Gaúcho, Jean Dias tem participação direta em sete deles. O atacante já balançou as redes três vezes no Gauchão e deu quatro assistências. Ele marcou contra São José, São Luiz e Ypiranga. Também serviu de garçom diante do Grêmio, Novo Hamburgo e duas vezes contra o Esportivo.
Com a camisa do Caxias, Jean Dias é o atacante com mais tempo em campo. Em seu retorno ao clube, tem 733 minutos em campo pelo Gauchão, enquanto o camisa 9 Eron tem 678 e Diego Rosa acumula 648. Os números justificam a titularidade absoluta do extrema.
Jean Dias começou como titular em nove jogos. Em apenas um, diante do Brasil-Pel, entrou no decorrer da partida. O momento é positivo para o camisa 7. Aliás, o atacante conhece bem o sentimento da torcida grená. Em 2021, Jean Dias atuou em 16 jogos pelo clube, mas o contraste nos números não foi o mesmo. Ele teve apenas um gol na época, durante a Série D daquele ano.
— Meu momento é melhor agora, justamente pelas oportunidades. Esta confiança que o professor tem passado a mim e aos companheiros tem facilitado. O ambiente faz com que todo mundo evolua. Este momento que estou vivendo passa muito pelos meus companheiros e o ambiente criado — afirmou Jean, que revela a diferença para 2021:
— Se eu tiver que resumir é a confiança. Desde que eu cheguei, o Thiago (Carvalho, treinador) não passou que eu seria titular. Ele queria o meu melhor em todos os jogos. Ele me disse que estava me trazendo pela confiança e por ter visto em outras situações. A evolução que ele vem criando faz a gente crescer jogo após jogo.
O Caxias tem um modelo tático bem definido pelo técnico Thiago Carvalho. Remanescente da temporada passada, o treinador não tem receio de mudar peças de um jogo para o outro, mas o estilo permanece. Com liberdade no lado esquerdo ofensivo, Jean comenta se este encaixe foi fundamental para o seu crescimento.
— É um treinador que gosta da bola no chão, de sair jogando. Ele dá confiança para criar e diz: "errou, vai de novo". Isso nos traz uma leveza ali na frente. Os companheiros também vão passando essa confiança para na próxima caprichar um pouco mais — concluiu o atleta.
No próximo sábado (18), o Caxias entra em campo contra o Inter na partida de ida da semifinal do Gauchão. Jean Dias volta de suspensão pelo terceiro amarelo e deve reassumir a camisa 7. O grená ainda terá mais três dias de treinos antes do duelo. As atividades serão de portões fechados no Estádio Centenário.
NÚMEROS
JEAN DIAS 2023
10 Jogos
:: Três gols
:: Quatro assistências
:: 9 jogos como titular
:: 1 jogo como reserva
:: 1 jogo suspenso
:: 733 minutos em campo