O Juventude estreia na Copa do Brasil diante do São Luiz na próxima quinta-feira (23). O mando de campo será da equipe de Ijuí, por estar pior posicionado no ranking. O empate classifica o Ju. O confronto será, às 19h, no estádio 19 de outubro. O Verdão joga pelo empate e se passar, encara o Vitória-ES ou Remo como visitante novamente.
Juventude e São Luiz se enfrentaram pelo Gauchão e ficaram no empate em 1 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi. Desde 2017, o time alviverde disputou seis vezes a Copa do Brasil e somente em 2017 saiu eliminado logo na primeira fase da competição. Na oportunidade, o Ju caiu para o Murici-AL.
Relembre as estreias mais recentes
2/3/2022 - Porto Velho 1x2 Juventude
O Juventude foi até Rondônia e venceu o Porto Velho, por 2 a 1, no Estádio Aluízio Ferreira. O primeiro gol do Ju foi do centroavante Isidro Pitta, e depois Yan igualou ainda na reta final da primeira etapa. No entanto, Ricardo Bueno marcou, de pênalti, o gol da vitória na etapa final.
O time alviverde, treinado pelo interino Eduardo Barros, atuou com: Felipe Alves; Rodrigo Soares (Paulo Henrique), Danilo Boza, Rafael Forster (Ramires) e William Matheus; Ricardinho, Darlan e Chico (Rômulo); Capixaba, Ricardo Bueno (Vitor Gabriel,) e Isidro Pitta (Élton).
16/3/2021 - Murici 0x3 Juventude
O Juventude superou o Murici por 3 a 0, com gols de Matheus Peixoto, Guilherme Castilho e Vitor Mendes, e garantiu classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Apesar de algumas dificuldades nos primeiros 20 minutos da partida, o Verdão conseguiu se adaptar às circunstâncias, tomou o controle do jogo.
O Verdão treinado por Marquinhos Santos jogou com: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Vitor Mendes e Eltinho; João Paulo (Emerson), Elton (Yago) e Guilherme Castilho (Matheuzinho); Marcos Vinicios (Júnior Todinho), Capixaba (Bochecha) e Matheus Peixoto.
5/2/2020 - Coruripe 0x0 Juventude
O Juventude segurou o empate em 0 a 0 com o Coruripe, em Alagoas e garantiu a classificação para a próxima etapa da Copa do Brasil. Sob forte calor e em um gramado que dificultava a troca de passes, o início de jogo foi de predomínio dos donos da casa.
O time treinado por Marquinhos Santos jogou com: Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Edcarlos e Eltinho; João Paulo, John Lennon (Fábio Matos), Pedro Ken, Marciel e Bruno Alves; Renato Cajá (Reynaldo).
6/2/2019 - Palmas 0x1 Juventude
O Juventude não precisou fazer muita força para se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil de 2019. O Verdão bateu o Palmas, em Tocantins, por 1 a 0 na estreia na competição. O gol alviverde foi marcado pelo uruguaio Braian Rodríguez, na metade do segundo tempo.
A equipe era treinada por Luiz Carlos Winck e jogou com: Marcelo Carné; Vidal (Lucas Mota, 36/2º), Genílson, Victor Sallinas e Eltinho; Rafael Jataí (Moisés), Aprile e Bruno Camilo; Denner (Braian Rodríguez), Breno e Dalberto.
31/1/2018 - Interporto 0x0 Juventude
A classificação alviverde foi com dificuldade. O goleiro Douglas ficou sabendo com pouco mais de 24 horas que substituiria Matheus, que sofreu um entorse no tornozelo na véspera da estreia na Copa do Brasil. O placar de 0 a 0 contra o Interporto, no estádio General Sampaio, em Porto Nacional-TO, teve a participação decisiva do herói improvável. Douglas foi seguro e decisivo. E o Juventude está classificado à segunda fase da competição, apesar de só o camisa 1 ter brilhado no Tocantins.
O time alviverde, do técnico Antônio Carlos Zago: Douglas; Vidal, César Martins, Micael e Pará; Mateus Santana, Bruno Ribeiro (Bruninho), Fellipe Mateus, Leandro Lima (Denner), Jô, Guilherme Queiróz (Ricardo Jesus).
8/2/2017 - Murici 3x1 Juventude
O Juventude teve poucos minutos de produtividade dentro de campo. Ao contrário do Murici-AL, que demonstrou muita vontade e soube usar o seu fator local. Assim, os alagoanos venceram por 3 a 1. O resultado determinou a eliminação do time do técnico Paulo César Parente. Se em 2016 o time chegou às quartas de final, no ano seguinte não passou da primeira fase.
O Juventude atuou com: Douglas; Bruno Ribeiro, Anderson Marques, Ruan Renato e Pará; Wanderson, Sananduva (Micael), Lucas (Murilo Silva) e Felipe Lima; Caion (Caprini) Tadeu.